O mês de janeiro registrou um aumento do número de furtos e roubos de celulares em Petrópolis, na comparação com dezembro, segundo dados Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), divulgados na última semana de fevereiro.
Na 105ª DP e na 106ª DP, da cidade serrana, foram registrados 129 e 13 roubos, em janeiro, contra 97 e 7, respectivamente, em dezembro do ano passado.
Segundo o ISP, o crime mais praticado na Cidade Imperial é o estelionato. Somente em janeiro deste ano, foram registrados 198 ocorrências. Em seguida vêm os furtos, com 16 registros.
De acordo a Tribuna de Petrópolis, o crime de furto acusou um avanço de 64% em 2024, permanecendo estável no período citado. No diz respeito aos roubos, o mais comum é o de rua, com oito casos; cinco a mais do que em dezembro.
Roubo de carga e a residências foram os menos frequentes na cidade, com um registro cada. Em 2024, esses delitos somaram somente oito casos, cada.
A Operação Segurança Presente Petrópolis informou ao veículo que, no mês de janeiro, na sua área da operação, não foram registrados roubos, mesmo resultado de janeiro do ano anterior.
Quanto ano número de furtos, no comparativo entre janeiro de 2024 e 2025, houve um caso a mais de roubo de celular: um caso em 2024 e dois este ano.
A Polícia Militar informou, via Assessoria de Imprensa, que reforça as ações de combate aos roubos e furtos no território fluminense, sendo que nos dois primeiros meses do ano, pôs em execução a Operação Impacto para incrementar o policiamento e debelar a mancha criminal.
A PM também tem realizado um trabalho integrado com os batalhões e as delegacias da Polícia Civil, para a identificação e localização dos criminosos que atuam nas práticas delituosas citadas.