PF procura cumplices de ‘Rei dos Bitcoins’ em condomínio de luxo na Barra da Tijuca

Os agentes saíram para cumprir mandados de prisão contra João Marcus Pinheiro Dumas Viana e Michael de Souza Magno. Uma das equipes foi para o condomínio Península, na Barra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agentes cumprem mandado na Operação Kryptos 2 na Barra da Tijuca — Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Federal em parceria com a Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira (09/09) a segunda fase da Operação Kryptos, que investiga um esquema ilegal de bitcoins com suspeita de pirâmide, que teria movimentado R$ 38 bilhões.

Na primeira fase, em 25 de agosto, a força-tarefa prendeu Glaidson Acácio dos Santos, apontado como chefe da organização e conhecido como o “Rei dos Bitcoins de Cabo Frio”, município da Região dos Lagos onde o grupo comandava as ações.

No desdobramento da ação, os agentes saíram para cumprir mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão no Rio contra João Marcus Pinheiro Dumas Viana e Michael de Souza Magno, ligados a Glaidson. Uma das equipes foi para a Península, condomínio de luxo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso.

Advertisement

‘Rei dos Bitcoins’ de Cabo Frio é preso pela PF em mansão na Barra

A força-tarefa da PF encontrou Glaidson em uma mansão Barra da Tijuca. Os policiais apreenderam R$ 20 milhões em espécie, entre notas de real, dólar e euro, além de barras de ouro.

Segundo a investigação, nos últimos seis anos, a movimentação financeira das empresas envolvidas nas fraudes apresentou cifras bilionárias, sendo certo que aproximadamente 50% dessa movimentação ocorreu nos últimos 12 meses.

Os acusados poderão responder, pelos crimes de gestão fraudulenta/temerária instituição financeira clandestina, emissão ilegal de valores mobiliários sem registro prévio*, organização criminosa e lavagem de capitais, e, se condenados, poderão cumprir pena de até 26 anos de reclusão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PF procura cumplices de 'Rei dos Bitcoins' em condomínio de luxo na Barra da Tijuca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui