PGE deverá dar parecer prévio a contratações do governo referentes à pandemia

O projeto de lei visa evitar casos de corrupção na saúde. A norma valerá até o fim da pandemia de coronavírus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O projeto de lei 2.315/20, do deputado Anderson Moraes (PSL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (05/08), em discussão única determina que os processos administrativos do Governo do Estado relativos às contratações de bens e serviços para enfrentamento da pandemia de coronavírus deverão ser submetidos a parecer jurídico prévio da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

As contratações emergenciais para enfrentamento da Covid-19 passaram de R$ 2 bilhões, e temos ciência de uma série de irregularidades. Diante de um volume de despesas com dispensa de licitação, devido a necessidade de rapidez, é fundamental que os órgãos jurídicos se manifestem nos processos para evitar irregularidades e o TCE seja acionado“, afirmou Moraes.

A proposta permite que chefe do jurídico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) emita o parecer prévio. Após a análise da PGE, os processos deverão ser encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que irá formar um corpo de auditores para acompanhar o pleno cumprimento das contratações.

De acordo com a proposta, a PGE poderá emitir pareceres referenciais para agilizar contratações semelhantes, bem como formalizar minuta de edital para padronização e adequação dos órgão contratantes. Nos casos de não cumprimento da medida, o contrato celebrado pelo Executivo será considerado nulo e o titular da pasta responsável pelo processo responderá pelos prejuízos a ser apurado pelo TCE. As contratações estaduais durante a calamidade pública na saúde deverão ser, preferencialmente, por adesão a registro de preços. A norma valerá até o fim da pandemia de coronavírus.
Grande parte da corrupção que vimos na Saúde poderia ter sido evitada se esta lei, que demos entrada em abril, já estivesse em vigor“, completou o autor da proposta, que ganhou coautoria de deputados de diferentes partidos, como Capitão Paulo Teixeira (Rep), Rosane Félix (PSD) e Dani Monteiro (PSOL).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PGE deverá dar parecer prévio a contratações do governo referentes à pandemia
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Só achei estranho ter usado uma imagem do Hospital de campanha do Riocentro, a qual é dirigido pela prefeitura que tem feito um excelente papel na condução dessa crise, tanto, que tem doado equipamentos e maquinário para outras prefeituras e para o próprio Estado (RJ).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui