Pico da Covid-19 no Rio de Janeiro aconteceu entre abril e maio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O tão comentando pico de casos e mortes por Covid-19, de acordo com especialistas, já aconteceu no Rio de Janeiro. Foi entre os meses de abril e maio. Os recentes dados sobre a doença mostram, também, que os hospitais de campanha, prometidos para o final de abril, não ficaram prontos a tempo do pior momento da pandemia no Rio.

“O município do Rio de Janeiro não conseguiu achatar a curva, moreram 2.383 pessoas no mês de abril e 3.908 pessoas por Covid-19 no mês de maio, mês do pico da doença. Destas 1903 morreram nas unidades de emergência sem chegar a um leito hospitalar adequado. Agora, o número de casos despencou abruptamente e não há mais solicitação para internação por Covid na espera da regulação. Tivemos o pior cenário possível”, disse Daniel Soranz, médico sanitarista, ex-secretário municipal de saúde.

WhatsApp Image 2020 06 21 at 21.31.57 Pico da Covid-19 no Rio de Janeiro aconteceu entre abril e maio

Diante do cenário atual, todos os pacientes com necessidade de internação por Covid-19 no Rio de Janeiro, neste momento, poderiam ser alojados nas unidades de saúde já existentes, inclusive os hospitais de campanha que foram entregues.

Segundo especialistas, para que isso acontecer “basta um reforço de recursos humanos e insumos para as estruturas de saúde existentes“.

Advertisement
Sem título 9 Pico da Covid-19 no Rio de Janeiro aconteceu entre abril e maio

Dos sete hospitais de campanha prometidos pelo Governo do Estado, apenas os do Maracanã e o de São Gonçalo (que ficou pronto há poucos dias) foram entregues. As sedes do Rio Centro e Parque dos Atletas são de responsabilidade da Prefeitura e estão funcionando desde maio. O hospital do Leblon foi erguido e entregue em parceria com a iniciativa privada.

dados 2 Pico da Covid-19 no Rio de Janeiro aconteceu entre abril e maio

Ainda de acordo com médicos e cientistas, embora seja preocupante uma ideia de “liberou geral”, dificilmente o Rio de Janeiro viverá um novo pico, com tão alta onda nos números de contágios e mortes como aconteceu entre abril e maio. “O que não significa que pessoas vão continuar se contaminando e, infelizmente, perdendo a vida”, frisa o virologista Márcio Costa.

“Muita gente ficou doente e morreu ao mesmo tempo. E a maioria das comunidades já tem imunidade de grupo”, pontuou Soranz.

As recomendações para que se evite aglomerações, uso de máscaras, higienização constante das mãos e de ambientes, entre outras, continuam valendo, alertam os especialistas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pico da Covid-19 no Rio de Janeiro aconteceu entre abril e maio
Advertisement

12 COMENTÁRIOS

  1. Que Deus permita, q essas informações sejam honestas, ñ suportamos mais as diversas mentiras vindas pelas autoridades, e q só causam desinformação.

  2. Tenho muito medo de juízes que deixam a magistratura para serem políticos. Temos casos idênticos como Flávio Dino, Witzel, Moro…sempre eu acho que querem uma maneira de enriquecer rápido, pois a política é assim por meio da corrupção

  3. O que e interessante e que o hospital da fio cruz está com todos os leitos ocupados tanto na UTI quanto nas enfermarias e todos os médicos estao preocupadíssimos com o cenário daqui a duas semanas com essa flexibilização de circulação

  4. Me decepciona muito tanta gente despreparada no poder, tenho refletido muito sobre o assunto, e inclusive, tenho pesquisado muito sobre as opções de voto, já que esse ano teremos eleições municipais. Tem uma candidata que me passa uma seriedade de forma nítida e bem clara, acredito que merecemos alguém assim. A candidata Glória Heloíza possui uma gostaria de vida plausível, de infância humilde, batalhadora, tornou-se juíza federal. E nesse ano, abriu mão de seu cargo, para vir candidata, acreditando assim, poder contribuir para a sua cidade, nossa cidade do Rio de Janeiro. https://www.youtube.com/watch?v=JAPAYCnzpP0&feature=youtu.be

  5. O alarmismo proposital veio de tubarões obrigados por degradação política que se aproveitou da pandemia para derrubar o Presidente, é assim impor ao mesmo atitudes ,com isso se promover para uma campanha pré, como o presidente da Câmara e outros, mas a população morreu e teve medos perdas e danos espero que nas urnas se lembrem quem é joio e quem é trigo, quem foi batalhador pro sucesso de vidas. Os hospitais de campanha serão ELEFANTES BRANCOS EM QUE ALGUNS FORAM OBRIGADOS A PARTICIPAR

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui