Pictogramas do Rio 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Print

Os Jogos Olímpicos de 2016 estão chegando, neste sábado, dia 9 de Novembro de 2013, faltarão apenas 1000 dias para o evento. E como parte da celebração desta data, hoje foram apresentados os pictogramas, do grego “palavra pintada” do Rio 2016. São 64 imagens, cada uma representando um esporte, 41 de modalidades olímpicas e 13 de paralímpicas.

O Rio será a primeira sede Olímpica da história a também ter os pictogramas para as disciplinas Paralímpicas. Já os pictogramas olímpicos surgiram durante as Olimpíadas de Londres em 1948. Mas a mudança para cada Jogos Olímpicos foi a partir dos Jogos de Tóquio em 1964.

Advertisement

Traços dos Pictogramas

O conceito tipográfico foi inspirado nas letras e números do logotipo Rio 2016 e na essência dos Jogos, paixão e transformação, que une as marcas Olímpica e Paralímpica.  Os primeiros traços foram feitos à mão, depois da pesquisa de imagem de cada esporte. Estes traços foram reconstruídos no computador com o encaixe das curvas das letras. O corpo dos atletas e os equipamentos esportivos foram construídos a partir dos caracteres ou de parte deles, num traço contínuo, com variações de espessura para dar a ideia de profundidade. Os seixos, que são uma característica da linguagem visual do Rio 2016, fazem o suporte dos desenhos e alteram sua forma de acordo com os diferentes movimentos dos atletas.

Pictograma Paralimpico

No desenvolvimento dos pictogramas Paralímpicos, a equipe de designers do Comitê Rio 2016 procurou retratar a integração das diferentes deficiências dos atletas com o esporte de forma equilibrada, com naturalidade, por meio de próteses, vendas nos olhos e outras indicações.

O trabalho foi executado em 16 meses, dos quais 5 foram dedicados à validação das 42 Federações Internacionais.O Comitê optou pela montagem de uma equipe interna de design para a criação dos principais elementos gráficos dos Jogos, provavelmente um dos mais complexos projetos de design do mundo. Além dos designers, um grupo de 28 profissionais esteve diretamente envolvido no desenvolvimento dos pictogramas.

Pictogramas Olímpicos2

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pictogramas do Rio 2016
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui