Cada um mergulho é um flash? Pois é, esse bordão (hoje seria chamado de meme) estaria perto de completar 20 anos. É que o Parque Ambiental da Praia de Ramos Carlos de Oliveira Dicró, ou melhor, o Piscinão de Ramos, já atingiu a maioridade, pode votar e deve estar mudando da casa dos pais, ele completou 20 anos na quinta-feira, 18/12.
O Piscinão que já foi núcleo da novela O Clone da Globo (2001-2002), e reduto da personagem Odete Santos (Mara Manzan), teve um bordão que marcou o lugar. Tão importante que acabou sendo votado como o melhor bordão da história da Tv pelo Zero Hora. A novela Amor & Intrigas (2007-2008), da Record Tv, foi outra que teve o Piscinão de Ramos como cenário, mas essa acho que ninguém assistiu.
Em 2021 ganhou projeção internacional com a música “Girl From Rio“, em um clipe em que a cantora Anitta troca a praia de Copacabana por Ramos. É lá, pela música, que está o verdadeiro Rio de Janeiro. Só no YouTube o vídeo teve quase 28 milhões de visualizações. Já a foto de Anitta em frente de um ônibus com o Piscinão atrás virou meme, vários na verdade.
Para quem não conhece bem, o Piscinião de Ramos na verdade fica na Maré. É uma área de lazer que consiste em uma praia artificial de areias de tombo em torno de uma piscina pública de água salgada. Ela foi planejada e construída pelo então governador Anthony Garotinho e logo se tornou um ponto turístico do Rio. Confesso que uma vez fui lá de terno só para conhecer nos idos dos anos 2000.
O piscinão já chegou a receber 60.000 pessoas em um único fim de semana. A piscina possui 26.414 metros quadrados, revestidos com uma camada de polietileno e com capacidade para 30 milhões de litros de água.
Como muita coisa que é feita no Rio de Janeiro, logo passou por problemas de conservação. De acordo com o jornal Extra, “comerciantes aguardam, agora, uma reforma do entorno do Piscinão, que sofre há anos com problemas de infraestrutura. As condições do banheiro são precárias. A licitação da prefeitura do Rio está orçada em cerca de R$ 1 milhão, e as obras estão previstas para o início de 2022. Segundo a Secretaria municiapl de Meio Ambiente, o serviço inclui reforma dos quatro banheiros, recuperação da arquibancada da quadra poliesportiva, do parque infantil e das grades. Além disso, haverá implantação de academia e mobiliário urbano“.
Em 2021 volta o tradicional réveillon do Piscinão de Ramos, mas devido as medidas contra o Covid-19 sem shows, apenas som mecânico e a queima de fogos. Mas que 2022 seja de mudanças para o local que marca o subúrbio do Rio de Janeiro.