Praça XV | Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

Depois da pista da Lagoa, a pista de skate da Praça XV também passará por reformas. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (25/10) em ação que vai envolver as Secretarias de Esportes e Conservação e a Subprefeitura do Centro. A revitalização do local deve ser concluída até o dia 15 de novembro.

O secretário de Esportes Guilherme Schleder comemorou o anúncio: “É um prazer poder ajudar a melhorar a prática do skate na cidade do Rio de Janeiro. No dia 15 de novembro faz dez anos que o prefeito Eduardo Paes liberou esse local para o uso dos skatistas e vamos conseguir fazer a reinauguração em um dia tão marcante, graças a essa parceria com a Secretaria de Conservação e a Subprefeitura do Centro“.

Segundo a secretária de Conservação, Anna Laura, a reforma do local vai dar outra cara ao espaço: “Vamos zelar pelo mobiliário urbano e cuidar da reforma de todo o piso. No dia 15 de novembro teremos esse espaço com outra cara“.

O mascote. Foto: Divulgação

Para o subprefeito do Centro, Leonardo Pavão, a reforma do piso vai tornar o espaço ainda mais seguro para os praticantes do esporte.

“Já entramos com iluminação de LED e agora vamos reformar o piso, o que certamente tornará o espaço ainda melhor. Os praticantes de skate poderão fazer as manobras com mais segurança“, destacou.

Pista de skate mais antiga da América Latina fica em Nova Iguaçu

Histórica, a pista mais antiga da América Latina foi inaugurada em 2 de dezembro de 1976 e fica localizada na Praça Ricardo Xavier da Silveira, que ficou popularmente conhecida como Praça do Skate. O projeto foi criado pelo desenhista e skatista Sérgio Alexandre e pelo então diretor de obras Henrique Reina.

Vale citar que apesar das revistas especializadas, do livro “Onda dura: três décadas de skate no Brasil” e da própria Prefeitura do município apontarem a pista de Nova Iguaçu como a primeira da América Latina, algumas pessoas já contestaram a informação. Mas ate hoje, não conseguiram provar com um registro de existência anterior a 1976.

10 pistas de Skate do Rio de Janeiro

Embalado pelas medalhas brasileiras na modalidade durante as Olimpíadas de Tóquio, com as medalhas de prata da Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, o DIÁRIO DO RIO preparou uma lista com 10 dicas de lugares da cidade do Rio de Janeiro para se andar de skateConfira!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui