Pista de skate mais antiga da América Latina, que fica em Nova Iguaçu, será reformada

As obras de reforma da pista histórica, que foi inaugurada em 2 de dezembro de 1976, devem ser iniciadas em 90 dias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pista em 2015, após reinauguração | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Iguaçu

Com as medalhas de prata dos skatistas Rayssa Leal e Kelvin Hoefler nas Olimpíadas de Tóquio, o skate ganhou mais visibilidade e destaque. Mas muito antes disso, o Rio de Janeiro já abrigava a prática do esporte, tanto que a primeira pista de skate da América Latina fica no estado do Rio, mais precisamente em Nova Iguaçu.

Agora, tanto a pista quanto a praça passarão por uma revitalização, segunda nota da Prefeitura de Nova Iguaçu: “A Secretaria de Infraestrutura de Nova Iguaçu está em fase final de elaboração do projeto para reforma da Praça e da pista do Skate. Em seguida haverá licitação das obras, que devem ser iniciadas em 90 dias. O local vai ganhar nova pintura, paisagismo, parquinho para crianças, academia da terceira idade e quadra poliesportiva”.

Histórica, a pista foi inaugurada em 2 de dezembro de 1976 e fica localizada na Praça Ricardo Xavier da Silveira, que ficou popularmente conhecida como Praça do Skate. O projeto foi criado pelo desenhista e skatista Sérgio Alexandre e pelo então diretor de obras Henrique Reina.

Pista de Skate em Nova Iguacu – 1977 Pista de skate mais antiga da América Latina, que fica em Nova Iguaçu, será reformada
Pista de Skate em Nova Iguaçu (RJ), em 1977 | Foto: Reprodução / Guia do Estudante

Segundo o jornal “O Globo”, o primeiro campeonato ocorreu em julho de 1977. Antes, a pista recebia apenas apresentações de freestyle e de slalom (uma descida contornando obstáculos).

Advertisement

Vale citar que apesar das revistas especializadas, do livro “Onda dura: três décadas de skate no Brasil” e da própria Prefeitura do município apontarem a pista de Nova Iguaçu como a primeira da América Latina, algumas pessoas já contestaram a informação. Mas ate hoje, não conseguiram provar com um registro de existência anterior a 1976.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Em 2013, a pista ganhou um documentário sobre sua história. A produção “Praça do Skate – A primeira pista da América Latina” teve roteiro e direção de Paulo China e reuniu depoimentos de pioneiros do esporte, idealizadores da pista e responsáveis pela obra, realizada em plena ditadura militar. O documentário está disponível em streaming na Amazon Prime.

Já no ano de 2015, a pista passou por uma série de reformas, que consertou os buracos e rachaduras, e foi reinaugurada no dia 25 de julho. Agora, a Prefeitura se prepara para, mais uma vez, reformar e revitalizar essa parte da história do esporte que fica na Baixada Fluminense.

Embalado pelas medalhas brasileiras na modalidade, o DIÁRIO DO RIO preparou uma lista com 10 dicas de lugares da cidade do Rio de Janeiro para se andar de skate. Confira!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pista de skate mais antiga da América Latina, que fica em Nova Iguaçu, será reformada
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui