Pistas de skate da Lagoa são revitalizadas; Prefeitura vistoriará outras a partir desta terça

Numa espécie de ''efeito Rayssa Leal'', medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio e que elevou a modalidade no Brasil, Prefeitura do Rio deu início a um processo de revitalização das pistas de skate da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pista de skate na Lagoa, Zona Sul do Rio - Foto: Divulgação/Seconserva

As duas pistas de skate da Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, foram revitalizadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro e liberadas à utilização da população no último domingo (08/08). A ação aconteceu conjuntamente através das secretarias municipais de Conservação (Seconserva), de Esportes e também da Subprefeitura da Zona Sul.

As pistas de skate, dos tipos bowl e street plaza, passaram por reparos estruturais no piso e reforma geral dos corrimãos de proteção. Também foram adicionados obstáculos na pista street e recuperados os bancos no entorno.

De acordo com a secretária municipal de Conservação, Anna Laura Secco, a iniciativa do skatista Joaquim Mello, de 12 anos, foi o ponto de partida para o trabalho.

”Ele nos pediu ajuda e é com muito orgulho que entregamos ao Rio essas pistas de skate totalmente revitalizadas. Além de serem um espaço importante para o treinamento desse esporte, agora modalidade olímpica, elas também podem ser usadas pela galera do skate que vem se divertir. Quem sabe não sairão daqui novas Rayssas e novos Kelvins?”, disse, fazendo menção aos medalhistas de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na modalidade street.

Advertisement

Vale ressaltar que a intervenção da Prefeitura no local contou com a parceria de quem mais entende do assunto: os próprios skatistas. Foi a pedido deles que, após o conserto das rachaduras das pistas, foi aplicado um material chamado granilite, que tem alta resistência e deixa a superfície mais lisa, proporcionando aumento de velocidade e menos risco de arranhões em caso de queda.

”Ouvimos os skatistas e devolvemos esse espaço inteirinho para a população, com segurança para os praticantes do esporte. Que possamos ter várias Fadinhas em nossa cidade”, diz, por sua vez, o secretário de Esportes do Rio, Guilherme Schleder.

Já o secretário da Juventude da capital fluminense, Salvino Oliveira, acrescenta que foi criada uma frente ampla junto com os skatistas, a fim de ouvir as demandas deles. ”Fico feliz com a entrega das pistas da Lagoa, porque também sou praticante do esporte”, celebra.

Vistorias a partir de terça

E a entrega deste domingo foi só o começo. Na terça-feira (10/08), está programada uma vistoria da Secretaria de Esportes, acompanhada pela equipe técnica da Seconserva, em outras pistas de skate da cidade. A princípio, há 5 delas na programação: Estácio, Ilha do Governador, Maracanã, Méier e Quinta da Boa Vista.

”A ideia é termos manutenções preventivas e não apenas corretivas. Pistas bem cuidadas são essenciais para o desenvolvimento desse esporte”, diz o vice-presidente da Federação de Skate do Estado do RJ (Faserj), Leonardo Silveira, mais conhecido como Chico.

Onde andar de skate no Rio

Também no domingo, o DIÁRIO DO RIO publicou uma reportagem sobre locais para andar de skate na cidade, com indicação de diversas pistas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pistas de skate da Lagoa são revitalizadas; Prefeitura vistoriará outras a partir desta terça
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Enquanto isso!!! A praça Nossa Senhora do Amparo em Cascadura, está uma vergonha e a subprefeitura zona norte não está nem aí, apesar de ter abaixo assinado para cercamento. Celetista.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui