PL do Turismo Colaborativo avança em Brasília

O turismo colaborativo é aquele em que, no lugar de pagar a hospedagem em dinheiro, o viajante presta algum tipo de serviço

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares /Diario do Rio

Viajar trocando conhecimentos ou habilidades por acomodação é a proposta do turismo colaborativo, que vem crescendo em todo o mundo. No Brasil, essa prática poderá ser regulamentada por meio do PL 2994/20, de autoria dos deputados federais do NOVO, Paulo Ganime (RJ) e Adriana Ventura (SP), que foi aprovado nesta quarta-feira (22) na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS). O projeto de lei, que tramita em caráter conclusivo nas comissões, segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), e se aprovado vai direto para o Senado.

O turismo colaborativo é aquele em que, no lugar de pagar a hospedagem em dinheiro, o viajante presta algum tipo de serviço de acordo com suas habilidades e conhecimentos. “Essa prática é muito comum em vários países, que contam com legislações específicas para as plataformas de hospedagem com o objetivo de conectar viajantes a propriedades, permitindo conhecer os mais variados destinos sem gastar um centavo com acomodação. No Brasil, no entanto, não existe nenhum tipo de regra”, justifica Ganime.

Nos últimos anos, o turismo colaborativo vem crescendo em todo o mundo dentro de um novo modelo de negócios baseado na economia compartilhada, que consiste nas trocas não necessariamente financeiras, mas com vantagens para os dois lados envolvidos. “A medida beneficia o viajante e o empresário, que ganham com redução dos custos de hospedagem e prestação de serviços. Nossa proposta é estimular a atividade turística, a valorização da cultura local e o desenvolvimento pessoal”, afirma o deputado.

O  PL 2994/20 altera a Lei do Turismo (Lei 11.771/2008) e prevê a assinatura de um contrato de troca de experiências que defina as contrapartidas de cada lado envolvido, assim como as datas de início e fim da experiência. O texto determina que os contratantes firmem parcerias com entidades ou associações beneficentes locais, a fim de destinar 20% do tempo total da experiência a essas entidades. Em nenhuma hipótese, as relações decorrentes da prática do turismo colaborativo configuram vínculo empregatício.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PL do Turismo Colaborativo avança em Brasília
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui