Foto: Divulgação/Leonardo Simplício

Nesta quarta-feira (19/05), a Prefeitura de Niterói instalou as 46 placas da Rua Ator Paulo Gustavo, no bairro de Icaraí, em Niterói. A Rua que que se chamava Coronel Moreira César, passa a homenagear o artista niteroiense, que morreu no Rio no último dia 4, vítima de Covid-19.

No último dia 13, a Câmara de Vereadores de Niterói aprovou a troca de nome da rua e o projeto de lei sobre a alteração do nome foi sancionado. A cidade também prepara circuito cultural e estátua em homenagem ao artista no Campo de São Bento.

Foram instaladas dois tipos de placas. Um no padrão já instalado nas ruas da cidade, com o nome Rua Ator Paulo Gustavo e informações sobre o artista e o CEP da via; o outro, que vai integrar o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo, tem o rosto do ator e uma das três frases: “Rir é um ato de resistência”, na esquina da Rua Presidente Backer com Rua Ator Paulo Gustavo; “Ame na prática, na ação. Amar é ação, amar é arte”, na esquina da Rua Otávio Carneiro; e “O humor salva, transforma, alivia, cura, traz esperança pra vida da gente”, na esquina da Rua Lopes Trovão.

O artista tem ganhado diversas homenagens. A Câmara de Vereadores do Rio aprovou a concessão do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto ao ator e comediante. A indicação foi realizada pela vereadora Monica Benicio, do Psol.

Entre as homenagens ao artista estão uma estátua em tamanho natural do artista, que ficará no Campo de São Bento, a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), vai criar o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo, o G.R.E.S São Clemente decidiu mudar o enredo escolhido para o próximo carnaval para homenagear o artista, a Ponte Rio-Niterói mudar o nome de Ponte Costa e Silva para Ponte Paulo Gustavo, o Teatro Imperator que mudaria o nome de Teatro Paulo Nogueira para Teatro Paulo Gustavo, escadaria do Theatro Municipal que ganharia o nome de Escadaria Paulo Gustavo e um busto do ator e mudança do nome da Estação de Metrô Jardim Allah, no Leblon.

6 COMENTÁRIOS

  1. Acho eu exagero também. O próprio Paulo Gustavo, não gostaria que fizessem isso. Ele tinha princípios e valores próprios. O trabalho dele foi reconhecido por quem percebeu seu talento e genialidade, ele jamais será esquecido. Uma estátua em sua homenagem acho que seria algo legal para ser lembrado como ator e comediante. Só isso.

  2. Desculpe dizer , mas isso é só motivo de lacração. Tudo bem que o Paulo Gustavo merece homenagem, mas está um grande exagero. Quantos que representaram muito mais que ele, nem uma rua ganhou seu nome. Agnaldo Timóteo, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Ganharam tantas homenagens assim? A ponte Rio Niterói tem um nome de ex presidente do Brasil e como fica a homenagem que ele recebeu? Não valeu nada? Muita falta de respeito ao meu ver…

  3. Acho exagero mudar o nome da ponte, substituir a homenagem feita ao pai de Diogo Nogueira no Teatro Imperador, principalmente. Dar o nome dele ao Teatro da UFF, que seria o mais lógico e adequado, ninguém fez.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui