População caminhando na orla da Zona Sul do Rio - Foto: Buda Mendes/Getty Images

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (29/07), o prefeito do Rio Eduardo Paes e o secretário municipal de saúde Daniel Soranz apresentaram o plano de flexibilização da cidade do Rio de Janeiro.

Antes de anunciar o plano do Rio, eles mostraram uma comparação dos diversos países, apresentando dados de quando cada um deles flexibilizaram as medidas, ressaltando que analisaram os casos e estão sendo mais conservadores. Soranz também reforçou que as medidas de flexibilização são para o futuro e que para o plano entrar em prática depende da colaboração de todos.

É importante deixar claro: não há flexibilização nenhuma no dia de hoje. Isso é planejamento para o futuro“, disse.

Para a primeira etapa, prevista para dia 2 de setembro, é esperado que 91% dos adultos e 77% da população total com pelo menos uma dose. Esta fase libera eventos em ambientes abertos com uso de máscara, permite público com esquema vacinal completo em estádios, com 50% de ocupação e público com esquema vacinal completo em clubes, boates e danceterias, também com 50% de ocupação. Em todos os casos, o uso de máscara é obrigatório. Esta etapa será marcada, segundo Paes, por uma celebração de quatro dias, entre 2 e 5 de setembro.

A etapa 2, prevista para 17 de outubro, prevê estádios, boates e danceterias com 100% de ocupação para pessoas com esquema vacinal completo. O prefeito ressaltou que, caso haja antecipação do intervalo da segunda dose, o que ainda está sendo avaliado, a maioria das pessoas estará com esquema vacinal completo.

Para 15 de novembro, quando a Prefeitura espera realizar a terceira etapa, a previsão é de 90% da população totalmente imunizada. Nesta fase, ocorrerá a flexibilização do uso de máscara. A obrigatoriedade permanece apenas em transporte público e estabelecimentos de saúde. Além disso, a previsão é de livre circulação e fim das restrições de capacidade e distanciamento.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui