Planejamento da Prefeitura prevê flexibilização do uso de máscaras em novembro

Plano de flexibilização do Rio terá três etapas, marcadas respectivamente para 2 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
População caminhando na orla da Zona Sul do Rio - Foto: Buda Mendes/Getty Images

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (29/07), o prefeito do Rio Eduardo Paes e o secretário municipal de saúde Daniel Soranz apresentaram o plano de flexibilização da cidade do Rio de Janeiro.

Antes de anunciar o plano do Rio, eles mostraram uma comparação dos diversos países, apresentando dados de quando cada um deles flexibilizaram as medidas, ressaltando que analisaram os casos e estão sendo mais conservadores. Soranz também reforçou que as medidas de flexibilização são para o futuro e que para o plano entrar em prática depende da colaboração de todos.

É importante deixar claro: não há flexibilização nenhuma no dia de hoje. Isso é planejamento para o futuro“, disse.

Para a primeira etapa, prevista para dia 2 de setembro, é esperado que 91% dos adultos e 77% da população total com pelo menos uma dose. Esta fase libera eventos em ambientes abertos com uso de máscara, permite público com esquema vacinal completo em estádios, com 50% de ocupação e público com esquema vacinal completo em clubes, boates e danceterias, também com 50% de ocupação. Em todos os casos, o uso de máscara é obrigatório. Esta etapa será marcada, segundo Paes, por uma celebração de quatro dias, entre 2 e 5 de setembro.

Advertisement

A etapa 2, prevista para 17 de outubro, prevê estádios, boates e danceterias com 100% de ocupação para pessoas com esquema vacinal completo. O prefeito ressaltou que, caso haja antecipação do intervalo da segunda dose, o que ainda está sendo avaliado, a maioria das pessoas estará com esquema vacinal completo.

Para 15 de novembro, quando a Prefeitura espera realizar a terceira etapa, a previsão é de 90% da população totalmente imunizada. Nesta fase, ocorrerá a flexibilização do uso de máscara. A obrigatoriedade permanece apenas em transporte público e estabelecimentos de saúde. Além disso, a previsão é de livre circulação e fim das restrições de capacidade e distanciamento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Planejamento da Prefeitura prevê flexibilização do uso de máscaras em novembro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui