Novo Plano de Segurança começa a ser implantado na orla de Copacabana

O programa, apelidado de “Tolerância Zero”, tem como objetivo tornar a orla mais segura e ordenada para os turistas e moradores de Copacabana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agentes do Plano Operacional de Segurança Turística, na orla de Copacabana/ FOTO: CARLOS MAGNO

A orla de Copacabana, na Zona Sul da cidade, é o primeiro bairro a receber as ações do Plano Operacional Integrado do Conselho Estadual de Segurança Turística, nesta quinta-feira (11). A operação tem como objetivo fazer com que os turistas compartilhem de uma melhor experiência na orla do bairro, através da redução da criminalidade, e do incremento do ordenamento urbano. O Plano foi organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), com a supervisão das polícias Civil e Militar, apelidado pelos comerciantes locais de Tolerância Zero.

O secretário estadual de Turismo, Sávio Neves, destacou que o planejamento é um esforço conjunto e integrado entre os governos estadual e municipal, com forte participação de instituições privadas.

“Esse plano é um esforço conjunto de diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado do Rio, prefeitura e entidades privadas. A integração, que passa por construção de projetos, diálogos e troca de informações, vai dar um maior apoio para a experiência turística na região”, afirmou Sávio Neves.

Várias serão as instituições atuantes na supervisão do plano de segurança turística, entre elas estão a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), da Polícia Civil, e o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), da Polícia Militar. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), Orla Rio, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Programa Copacabana Presente são algumas das entidades que terão responsabilidades fiscalizatórias sobre o plano.

Advertisement

 “O início da operação, hoje, nasce da necessidade de aprimorar processos de atuação articulada envolvendo as instituições que participam ou apoiam a segurança turística”, afirmou o tenente-coronel e comandante do BPTur, Robson Cardeal.

O Batalhão terá a responsabilidade de orientar o policiamento ostensivo, organizar rondas e operações integradas, além de realizar monitoramentos via drones. Caberá à Deat realizar a concentração e o ordenamento dos cadastros realizados nas operações. À ela também caberá o monitoramento de prisões e o acompanhamento dos detentos junto às audiências de custódia.

“Copacabana é a praia que mais atrai turistas no Brasil. O plano servirá de norte para possíveis expansões e também de parâmetro de avaliação do nosso trabalho”, declarou Patrícia Alemany, delegada titular da Deat.

Neste primeiro momento, o plano será implementado em pontos de salvamento, com início na área dos postos 5 e 6, através do cadastramento das barracas de praia, quiosques, hotéis e restaurantes da região, de forma a construir uma rede de segurança local. Os postos 3 e 4 são os próximos a serem atendidos, em 18/08; e os postos 1 e 2 serão contemplados, em 24/08.Todas as equipes passarão por avaliação de resultados durante todo este mês.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo Plano de Segurança começa a ser implantado na orla de Copacabana
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui