Plataforma mostra através de fotos comparativas como a cidade do Rio de Janeiro mudou nos últimos anos

Compartilhar

Utilizando o recorte de tempo do ano de 2009 a 2023 e 1999 até 2023, é possível ver como partes da cidade do Rio de Janeiro mudaram ao longo do tempo. Esse é o intuito da plataforma De Olho no Rio.

Convidamos os cariocas e os candidatos à Câmara e à Prefeitura a ver a cidade de um novo ponto de vista. Naveguem pelas ortofotos de 1999, 2009 e 2023 e reflitam sobre as mudanças na nossa cidade na últimas décadas. Nosso objetivo é fomentar o debate sobre as mudanças na paisagem urbana e no uso do solo, incentivando discussões sobre a cidade que desejamos. A plataforma é de fácil acesso e pode ser o ponto de partida para discutir temas importantes como a expansão urbana, o crescimento horizontal das favelas, ocupação de áreas públicas e de preservação ambiental, entre outros”, explicam André Luiz Pinho e Victor Barone, idealizadores da plataforma.

Além da criação do geógrafo Victor Barone e do arquiteto e urbanista André Luiz Pinto, De Olho no Rio é uma iniciativa da GáveaLab em parceria com o jornal DIÁRIO DO RIO.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");

Para participar, basta acessar a plataforma pelo celular ou pelo computador e arrastar a linha entre as imagens para explorar as transformações.

Através deste link (clique aqui) é possível ver as mudanças de 2009 a 2023. Já para ver as imagens que vão de 1999 até 2023, é só clicar neste.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Felipe Lucena

Felipe Lucena é jornalista, roteirista, redator, escritor, cronista. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em Curicica. Sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");

Ver comentários