Elevado da PerimetralO vereador Cesar Maia (Democratas) propôs no dia 13 de Agosto na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro um plebiscito pela demolição do Elevado da Perimetral. A pergunta no plebiscito seria bem simples um “Sim” ou “Não” à seguinte questão: “A Prefeitura do Rio de Janeiro deve demolir o Elevado da Perimetral?”.

De acordo com a proposta o Viaduto da Perimetral não poderia ser demolido enquanto não for apurado o resultado do plebiscito e será mantido se o resultado demonstrar a preferência da maioria do eleitorado pela opção “Não”.

A justificativa do ex-prefeito para a proposta é que mesmo sob o argumento do Viaduto da Perimetral tratar-se de um “equívoco arquitetônico” e “erro cometido em nome da modernidade”, não se concebe a Eduardo Paes, à revelia da sociedade, pôr ao chão a via já incorporada ao sistema viário da Cidade há mais de meio século, com todos os potenciais de transtornos e inconvenientes que tal decisão implica. Com efeito, não só aos milhares de motoristas que diariamente fazem uso do Elevado da Perimetral, mas à população carioca em geral, diz respeito a matéria, pois, é notório, as vias urbanas funcionam como “vasos comunicantes”, de tal sorte que as pressões e interrupções de fluxo em uma repercutem nas demais vias do sistema, gerando longos quilômetros e extensas horas de engarrafamento.

Não acredito que tal proposta vingará, a Câmara dos Vereadores é dominada pelos aliados de Paes basta observar a CPI do Ônibus que nem precisará terminar em pizza, já começou. Se vingar há grandes chances da derrubada da Perimetral ser vetada pelos cariocas, pesquisa recente mostrou que 79% dos cariocas em contra a derrubada, exatamente por temer engarrafamentos ainda maiores.

Leia a proposta completa aqui.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui