PM não autoriza desfile do bloco ‘Minha Luz é de Led’ no Carnaval 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem que o Minha Luz é de Led escolheu para anunciar o veto ao desfile no Carnaval de 2020 - Foto: Victor Curi

O bloco Minha Luz é de Led não irá desfilar no Carnaval de 2020.

Em comunicado oficial através de suas redes sociais na manhã desta segunda-feira (17/02), o Minha Luz é de Led informou que foi proibido pela Polícia Militar de realizar o desfile do bloco, que aconteceria na noite da próxima quinta (20/02), devido ao público presente na apresentação de 2019 ter fechado a saída do Túnel 450, na região central do Rio, na ocasião.

Confira aqui a agenda de blocos de rua do Carnaval carioca de 2020 do DIÁRIO DO RIO

Confira, na íntegra, o comunicado oficial do Minha Luz é de Led sobre a proibição do desfile do bloco no Carnaval de 2020:

”Querida nação lédica,

Advertisement

Queríamos fazer um post para pilhar a todos a prepararem seus looks luminosos, mas é com extremo pesar, frustração e sensação de impotência diante da atual conjuntura administrativa da cidade do Rio de Janeiro que viemos informar que estamos PROIBIDOS de realizar nosso bloco na próxima quinta-feira, dia 20, como tradicionalmente fazemos desde 2014.

Em agosto de 2019 começamos o processo de legalização do evento junto à Prefeitura. Por sermos noturnos, a Riotur não nos reconhece como bloco e precisamos fazer a legalização como evento de rua, o que é muito mais burocrático e custoso. Em janeiro, 6 meses após o início desse processo, conseguimos o documento de permissão para o evento, emitido pela Prefeitura.

Mesmo assumindo todos os custos e cumprindo todas as exigências como: contratação de posto médico, ambulância, UTI móvel, segurança, banheiros, limpeza, brigadistas e extintores, mesmo tendo feito reuniões com a secretaria de eventos, com engenheiros da prefeitura para localizarmos nosso palco num lugar que mais respeite as regras da cidade, além de muitos outros esforços, nosso processo foi indeferido no dia 6 de fevereiro pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Entramos com recurso, marcamos reuniões em várias instâncias, mas ainda assim a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro não permitiu nosso carnaval. A PM alega que não podemos sair este ano porque em 2019 os foliões fecharam a saída do Túnel 450 (que fica na altura da Praça Marechal Âncora).

Apesar de nosso esforço para legalizarmos o bloco em um local maior e mais seguro para o público e a cidade, além de todos os outros esforços para estarmos de acordo com as exigências da prefeitura, nenhuma preocupação nossa fez diferença e estamos sendo punidos pelo ano passado.Fizemos realmente tudo que estava ao nosso alcance do ponto de vista burocrático e legal, mas não foi suficiente.

Infelizmente não temos mais nenhuma alternativa, estamos de mãos atadas.

Nós estamos muito tristes, arrasados. É um ano inteiro de trabalho jogado fora. Estamos inconsoláveis por não conseguir botar nosso bloco na rua e fazer a festa tão divertida, inclusiva, democrática e pacífica que sempre fizemos. Além de tudo, nosso carnaval gera dezenas de empregos diretos e milhares indiretos, mas nada disso parece fazer diferença para o poder público.

Contamos com a compreensão e apoio de todos que, como nós, aguardavam por essa data que tem sido tão luminosa em nossas vidas desde 2014.

Fizemos essa foto em homenagem ao desfile icônico de Joãosinho Trinta, pra lembrar que CARNAVAL é festa e alegria, mas também, e sobretudo, é resistência política e cultural.

Vale lembrar também que esse ano é ano de eleições municipais e nossa cidade merece gestores que valorizem nossa cultura e as festas do povo!

Bom carnaval para todxs!! Amamos vocês! Nossa luz nunca se apagará!”

Fundado em 2014, o Minha Luz é de Led engloba adereços eletrônicos, que piscam e acendem, brinquedos e fitas de LED, que ornamentam não só suas fantasias mas também a Bananobike, um sistema de som construído em um triciclo que permite a discotecagem ambulante nos cortejos do bloco.

82759228 2529342987322049 7673709267651657728 o PM não autoriza desfile do bloco 'Minha Luz é de Led' no Carnaval 2020
Foto: Divulgação/Minha Luz é de Led

Em relação ao repertório, o bloco toca sucessos do tecnobrega, pop internacional, funk, mashups, beats anos 80 e MPB.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PM não autoriza desfile do bloco 'Minha Luz é de Led' no Carnaval 2020
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui