A polícia militar terá uma nova “arma” no combate aos crimes cometidos na cidade. A corporação está em fase preliminar de testes para a compra de um novo spray de pimenta em espuma que, será usado pelos militares responsáveis pela segurança das praias e que atuam na Operação Verão, como alternativa às armas de fogo. Nesta sexta-feira (28/01), cerca de 50 policiais militares foram capacitados para a utilização de uma nova tecnologia.
Segundo informou a PM, o spray de pimenta na versão espuma tem a vantagem de atingir os alvos sem que se propagar no ambiente. O produto também marca o atingido, permanecendo na pele do mesmo por aproximadamente 30 minutos. Ainda de acordo com comando da PM, o novo recurso não faz mal à saúde e seus efeitos desaparecem em cerca de meia hora, lavando com água corrente.
“O procedimento vai ao encontro da doutrina que a ONU convencionou chamar de “uso proporcional da força”, declarou a PM, que afirmou ainda se tratar de uma tecnologia antiga e amplamente testada da Condor, empresa brasileira de 35 anos, do segmento não letal e que comercializa, atualmente, com mais de 90 países. “Em relação à quantitativos e valores, a empresa não tem autorização para fornecer esse tipo de informação“, disse a polícia.
Pra cima poliçada!! Spray de pimenta é pouco, tem que largar o aço na bandidagem. E pra quem não gostou do meu comentário, faça o seguinte: LEVE O BANDIDO PRA SUA CASA E SEJA FELIZ.
Concordo com tudo dito pelo Danico em seus comentários acima, e vou além: o nivelamento por baixo do nível cognitivo, intelectual e cultural, resultante da percepção profundamente distorcida da realidade por parte do cidadão comum é resultado de uma década de lavagem cerebral midiática, colocando os mais atingidos pelos privilégios da elite reproduzindo os mantras que interessam a ela mesma. No que se refere à segurança pública, não se iluda: a PM tá cagando se vão te assaltar e levar teu Golzinho velho e um celular parcelado em 12x sem juros…ela existe desde sua criação pelo genocida Duque de Caxias, apenas para controlar através da opressão, intimidação e até extermínio, os pobres em número sempre crescente…
Pra quem gosta de comentar na web, sugiro gastar um tempinho antes no estudo de História do Brasil.
Imprensa, OAB, Direitos Humanos e toda essa c@mbada que gosta de bandido vai protestar, entrar com recursos contra a “maldade” a “opressão” imposta pela polícia. É só não ass@ltar, não sequestr@r e não matar trabalhador que ñ leva spray.
Você é deficiente mental?
Esse tipo de arma não seria utilizada em assaltantes, sequestradores e homicidas.
Deficiente é a puta que te pariu. Certamente vc é mais 1 desses parasitas que protege bandido, que recebe dinheiro de bandido ou é parente de bandido.
Deficiente é a put@ que te p@riu. Ficou claro e notório que vc defende bandido, recebe dinheiro da bandidagem ou tem parente bandido.
Deficiente é vc seu picareta demagogo, cheio de conversa fiada. Ficou claro e notório que vc protege bandido, recebe dinheiro da bandidagem ou te parente bandido.
“Em relação à quantitativos e valores, a empresa não tem autorização para fornecer esse tipo de informação“, disse a polícia – segunda matéria
Outro exemplo de quanto militares tem enorme dificuldade de se situarem numa Democracia, interpretar e obedecer às leis.
O dever do administrador prestar informações decorre do que está na Constituição e na Lei da Transparência.
O entendimento desses PMs do que seja proporcional nos termos do que apregoa a ONU e as declarações de direitos civis, portanto, humanos, é muito para além de tosca, pois usam balas de borracha mirando a cabeça das pessoas deixando algumas cegas ou com deformações.
“O procedimento vai ao encontro da doutrina que a ONU convencionou chamar de “uso proporcional da força”, declarou a PM – como informa a matéria.
Mesmo spray de pimenta quando usado pode significar uso desproporcional.
Não é toda e qualquer intervenção, que não necessita arma de fogo, seria o spray o meio razoável. Pode haver situação que sequer spray deva usar.
Em manifestações e mesmo confusão em blocos de Carnaval muitas foram as vezes que a Polícia lançou gás e spray de pimenta.
Mesmo com o novo produto sendo em forma de jato, ainda que lançado na direção de pessoa específica, se no meio de outras pessoas, num grupo, atingirá além do alvo.
O razoável seria mais treinamento dessas armas e passar a utilizar outros meios como canhão de rede mobilizando a pessoa, deixando o spray para situações de violência, e jatos d’água para dispersão de multidão ao invés de balas de borracha e gás.
Para o demagogo, quando um grupo de 30 forem te assaltar, usa esse spray de espuminha de pimenta… é ridículo sua colocação e mediocre… tenho amigos PM’s e sei o que eles passam, então, para de falar do que você não vive do seu quartinho protegido… na declaração de direitos humanos da ONU, só não explica como enfrentar bandido quando está com fuzil de guerra (que é diferente do usado nos EUA, lá não é calibre de guerra)… só vejo especialistas de segurança pública dentro de seu ar condicionado falando besteiras e mais besteiras… e por causa desses e pessoas como você, que ninguém mais quer entrar na PM, só ver os números da tropa ativa quantos afastamentos e outros…
A você que tem problema de interpretação, no comentário que fiz, especificamente citei com relação à atuação da polícia em manifestações e confusões em blocos de Carnaval.
Existem organizações com atuações distintas na Polícia (se você não sabe) e uma delas é para aqueles eventos em especial.
Para com esse papo furado de “interpretação de texto”, vc é mais 1 imbecil que paga de “intelectual” e não conhece absolutamente nada, sequer tem o ensino médio. Se vc fizer o ENEM duvido que consiga concluir a redação. Vc faz parte da estatística que mostra o Brasil ocupando o 57º lugar do mundo no ranking do PISA desde 2000. Cheio de papo furado e não conhece nada. Vc é somente imbecil.
A atividade de especialista em Segurança Pública nos dias de hoje em especial passa pelo mesmo problema das formações em geral, com direito, que nas últimas décadas viram uma explosão de cursos de baixa qualidade.
Há quem se especializou levando consigo e voltando com diploma os mesmos vícios.
Tem um de SP – o chefe deste Diário citar com empolgação – que é uma comédia de tão sofrível o entendimento dele.