Foto: Gabriel de Paiva

Uma poda radical das árvores realizada no último fim de semana, na Praça Paris, no bairro da Glória, assustou quem visitou o espaço. O trabalho foi feito pela Prefeitura, que informou ter aplicado a topiaria, uma técnica que dá formas ornamentais a plantas. Contudo, as imagens de muitos galhos cortados chamaram a atenção e viralizaram nas redes sociais.

“São muitos pássaros que perderam seus ninhos nesta poda. A consequência direta vai ser o aumento de insetos na região. Sem contar que a Praça fica mais quente, com menos sombras“, destaca a ambientalista Clara Souza.

Frequentadora da Praça postou o vídeo, que foi bastante compartilhado

Segundo a Fundação Parques e Jardins (FPJ), nos últimos dois anos, dezenas de ficus microcarpa (uma espécie de árvore tropical) que compõem a praça não receberam qualquer tipo de cuidado ou serviço de poda artística. “Como resultado da falta de manutenção, os arbustos se desenvolveram excessivamente, perdendo a forma ornamental e original”, diz a Fundação, em nota.

De acordo com a Fundação, já existem propostas adiantadas de entidades públicas para a adoção da área verde, um dos espaços mais queridos dos cariocas na Zona Sul da cidade.

4 COMENTÁRIOS

  1. As arvores requerem poda anualmente. O que a Prefeitura atual fez está correto. Os negacionistas deveriam ter exigido que o Prefeito anterior fizesse a poda nos anos de sua gestão. Crivella abandonou o Rio de Janeiro e as pessoas ;que ele durante a campanha prometeu que iria cuidar…

  2. O órgão PARQUES E JARDINS no passado era muito mais atuante e confiável nos seus serviços. Atualmente vemos a COMLURB fazendo a poda das árvores. E na maioria das vezes observo que a poda é sempre muito radical. Cortam tudo! Um absurdo! A prefeitura do RIO deveria ter um olhar mais atento neste órgão e atuar com mais responsabilidade para preservar, melhorar, e criar paisagismo na nossa cidade, que vive do TURISMO.

  3. O carioca médio reclama até quando se corta a bananeira para colher a banana.
    Imaginem um ficus…
    O ficus é espécie exótica e as raízes destroem todo o calçamento. Parabéns a Prefeitura pela poda. Ambientalista tem aos montes mas poucos qualificados como agrônomos.

  4. Essa Fundação Parques e Jardins pratica algo de irresponsável, senão criminoso mesmo…
    Desde há muito tempo se reclama das podas de árvores, especialmente nas ruas, mas também nas praças e parques, e com o cuidado, manutenção, que são de sua competência.
    E muitas vezes é um empurra empurra entre a Fundação Parques e Jardins e a Comlurb.
    A última, acredito, seja quando feita em calçadas na rua.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui