Poda de árvores na Praça Paris, na Glória, causa polêmica

Imagens de muitos galhos cortados chamaram a atenção

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gabriel de Paiva

Uma poda radical das árvores realizada no último fim de semana, na Praça Paris, no bairro da Glória, assustou quem visitou o espaço. O trabalho foi feito pela Prefeitura, que informou ter aplicado a topiaria, uma técnica que dá formas ornamentais a plantas. Contudo, as imagens de muitos galhos cortados chamaram a atenção e viralizaram nas redes sociais.

“São muitos pássaros que perderam seus ninhos nesta poda. A consequência direta vai ser o aumento de insetos na região. Sem contar que a Praça fica mais quente, com menos sombras“, destaca a ambientalista Clara Souza.

Frequentadora da Praça postou o vídeo, que foi bastante compartilhado

Segundo a Fundação Parques e Jardins (FPJ), nos últimos dois anos, dezenas de ficus microcarpa (uma espécie de árvore tropical) que compõem a praça não receberam qualquer tipo de cuidado ou serviço de poda artística. “Como resultado da falta de manutenção, os arbustos se desenvolveram excessivamente, perdendo a forma ornamental e original”, diz a Fundação, em nota.

De acordo com a Fundação, já existem propostas adiantadas de entidades públicas para a adoção da área verde, um dos espaços mais queridos dos cariocas na Zona Sul da cidade.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Poda de árvores na Praça Paris, na Glória, causa polêmica
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. As arvores requerem poda anualmente. O que a Prefeitura atual fez está correto. Os negacionistas deveriam ter exigido que o Prefeito anterior fizesse a poda nos anos de sua gestão. Crivella abandonou o Rio de Janeiro e as pessoas ;que ele durante a campanha prometeu que iria cuidar…

  2. O órgão PARQUES E JARDINS no passado era muito mais atuante e confiável nos seus serviços. Atualmente vemos a COMLURB fazendo a poda das árvores. E na maioria das vezes observo que a poda é sempre muito radical. Cortam tudo! Um absurdo! A prefeitura do RIO deveria ter um olhar mais atento neste órgão e atuar com mais responsabilidade para preservar, melhorar, e criar paisagismo na nossa cidade, que vive do TURISMO.

  3. O carioca médio reclama até quando se corta a bananeira para colher a banana.
    Imaginem um ficus…
    O ficus é espécie exótica e as raízes destroem todo o calçamento. Parabéns a Prefeitura pela poda. Ambientalista tem aos montes mas poucos qualificados como agrônomos.

  4. Essa Fundação Parques e Jardins pratica algo de irresponsável, senão criminoso mesmo…
    Desde há muito tempo se reclama das podas de árvores, especialmente nas ruas, mas também nas praças e parques, e com o cuidado, manutenção, que são de sua competência.
    E muitas vezes é um empurra empurra entre a Fundação Parques e Jardins e a Comlurb.
    A última, acredito, seja quando feita em calçadas na rua.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui