Poder Paralelo: Milícia da Praça Seca invade apartamentos e vende imóveis de condomínio

Milicianos também cobram taxas mensais de segurança dos condôminos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Milícia invade apartamentos na Praça Seca (Foto: Reprodução Google)

Segundo matéria publicada pelo Jornal Extra nesta segunda-feira (19/10), a Milícia do Rio de Janeiro vai novamente dando demonstrações de poder, sobretudo nas áreas em que exerce domínio territorial. Moradores de um grande condomínio da Rua Barão, na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, estão sofrendo com a ação desses criminosos que vão literalmente de porta em porta para cobrar taxas de segurança. Além disso, pelo menos seis apartamentos cujos proprietários não estavam em casa foram vendidos no espaço de tempo de cerca de três meses. Os imóveis já estão ocupados por outras famílias.

Ao todo, são 17 blocos com 270 apartamentos, em frente ao Comunidade Residencial Aeronáutica, com 656 apartamentos em 41 blocos, que também sofreu com a tentativa da ação de milicianos em cobrar taxas de segurança mensais dos condôminos no ano passado.

De uns tempos para cá a gente literalmente está notando a ascensão da milícia local. Venderam seis apartamentos num período de aproximadamente três meses. A última venda foi feita na semana passada de um apartamento de uma moradora que deixou o imóvel há um tempo. Já tem uma família morando lá. E a gente está ficando preocupado porque, há algumas semanas, bateram na minha porta se apresentando como pessoas da segurança e alegando que agora não é mais com o síndico, era com eles. Desconversei dizendo que não estava preparado. Porque a gente sabe que se der uma vez isso vira um costume. Já bateram na porta de apartamentos de vários blocos aqui no condomínio fazendo isso, pedindo R$ 50 de taxa” relatou um morador ao jornal, que não será identificado por motivo de segurança.

Rodízio para manter a casa cheia

Advertisement

Por causa de sua recusa em ceder à pressão dos milicianos, jovens com pouco mais de 18 anos enviados para a cobrança, o morador disse que passou a fazer um rodízio com as pessoas que moram com ele para que o imóvel não fique vazio.

Ele disse que um senhor de idade em cuja porta eles bateram recentemente quase infartou. O morador contou que vizinhos foram, há cerca de duas semanas, na 28ª DP (Campinho) fazer uma denúncia.

Mas o policial disse que não dava para abrir uma ocorrência por que quem tem que fazer isso é o próprio morador lesado“.

O delegado titular da 28ª DP, Antônio Ricardo Nunes, disse que o policial agiu de forma errada e pediu aos moradores para retornar à delegacia nesta segunda-feira, para serem atendidos por ele mesmo.

Esse policial não agiu corretamente. Se for identificado será punido. peço aos moradores que retornem à delegacia para conversar comigo pessoalmente“, pediu Antônio Ricardo.

Com Rio dominado por milícia, Governo decide recompensar policial que combate-la

Investigação em curso

Por meio de nota, a polícia informou que já existe uma investigação em curso sobre a ação de milicianos naquela região e que cidadãos que se sintam amedrontados podem fazer o registro de ocorrência em qualquer delegacia, não sendo necessária a ida à unidade da área.

Após cerca de 10 anos sem uma política efetiva de combate às milícias, a atual gestão do governo do estado, por meio da Polícia Civil, criou uma Força-Tarefa para coibir este tipo de crime. Já existe, inclusive, investigação em curso a respeito da atuação de milícias em conjuntos desta área e maiores informações não podem ser passadas para não atrapalhar o andamento. Conforme cresce o grau de confiança da população na nova política de segurança, o número de denúncias tende a aumentar e a Polícia Civil garante que irá averiguar todas. Sendo assim, a Polícia Civil ressalta que o cidadão pode usar qualquer delegacia para fazer uma denúncia ou buscar ajuda, não precisa ser necessariamente a do seu bairro. Todas estão aptas à atender a sociedade da melhor forma possível”, diz a nota da corporação.

O morador afirma que condôminos já têm informações sobre especialistas contratados para as invasões.

A gente já tem informação sobre um chaveiro local que veio fazer essas aberturas de portas, e sobre um porteiro daqui que cobra taxa de pessoas que têm um apartamento vazio. E ele, porteiro, cobra uma taxa extra da pessoa para fazer a tal segurança e ficar de olho no apartamento da pessoa. Olha o grau de estágio de coação que a gente está vivendo! E é o mesmo porteiro que está sempre presente nas invasões, de cobrança de taxas. A invasão mais recente é do apartamento 403 do bloco G. Já tem gente morando. Houve uma tentativa no bloco H. Invadiram um apartamento para ver se tinha coisas. Depois, a pessoa que mora lá botou um cadeado com corrente. Mesmo assim, depois tentaram invadir novamente. Um vizinho abriu a porta e a pessoa que tentava invadir saiu em disparada” contou.

É um sentimento de insegurança, de impotência enorme. A gente sabe que é uma coisa que vem tomando parte do nosso estado. E sabemos que tem a nossa vida, em que trabalhamos diariamente. Quando saio de casa agora fico nessa insegurança. Nessa impotência de sair sem saber se vou voltar com a minha casa invadida“, desabafou.

O condomínio fica próximo ao Morro São José Operário, dominado por milicianos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Poder Paralelo: Milícia da Praça Seca invade apartamentos e vende imóveis de condomínio
Advertisement

22 COMENTÁRIOS

  1. Eu fico olhando a forma que a polícia trata o sidadão.
    Fico imaginando se isso fosse em uma comunidade de traficante…
    Não teria isso se fala façanha fosse lavada aos ouvidos dos bandidos isso certamente seria solucionado

    Agora o cara leva até a polícia querendo solução o policial chama o sidadão de lesado é conplicado.

    E outra comentarista Moacyr pega leve nas palavras. Não se diz bem feito para as pessoas que estão passando por.isao ok?. Não é sua família que estão la…
    Atenção políticos ladões matem esses bandidos acabem com essa bagunça por favor pense nas crianças pelomenos

  2. Quando cada um morador desse Estado tiver coragem e armado, unidos irão conter essa situação. Se quando o miliante fosse cobrar a taxa e o Comerciante apresentasse o cano do fuzil aí queria ver ter verme safado coagindo. Covardes querem ganhar dinheiro explorando o trabalhador. A Polícia essa semana mandou 12 deles para o colo do Capeta em Itaguaí.

  3. Moro em São Luís Maranhão graças à Deus aqui não têm esse problema têm bandido como todos os lugares têm mais não é assim quê ficam deixando as pessoas de bem com medo, doente São crianças, idosos pessoas com problemas de saúde esses bandidosSão uma legião de demônio quê não dá sossego pra ninguém

  4. Vejo todos com nojo dessa situaçao. Mas nao entendo como votam em canalhas e corruptos. Politicos estao sendo processados e estao no topo. Das intençoes de votos. Resultado. O povo tem o q merece. Bem feito povo estranho. Advinhem quem sera nosso prefeito. Vou dar uma pista. Ele responde na justiça

    • A questão é que responder na Justiça qualquer um está sujeito.
      Basta um Policial corrupto, um Promotor vaidoso e um Juiz desatento.
      Veja quantos inocentes respondem na Justiça por crimes que não cometerem, e o quanto demora para que desfaça o erro (quando não termina condenado).
      E sem falar do uso político do processo, chamado Lawfare, contra os inimigos. Haddad queno dia. Foram movidas ações e inquéritos contra ele no ano eleitoral de 2018, mas, todos arquivados em 2019, até por falta de provas. Ora… se não tem indício para iniciar um inquérito ou lastro para denúncia, como puderam manter em andamento por meses e, ainda, dar publicidade?
      Enfim, o que tem de ser cobrado é um Judiciário, um Ministério Público e uma Polícia céleres, com espírito republicano e democrático.

    • Cara… Se eles quiserem expulsam as pessoas na mesma hora com a roupa do corpo. Ou é isso ou morre fuzilado. Isso é uma espécie de Estado paralelo pois eles são a lei.

  5. Bom o
    ESTADO DO RIO DE JANEIRO
    OS GOVERNANTES SAO CORRUPTOS, E A CORRUPÇAO ESTA DENTRO DOS ORGAOS DOS GOVERNOS, PARA GOVERNAR UM ESTADO TOMADO PELA CORRUPÇAO E COMBATENDO COM FOGO JA QUE OS GOVERNANTES NAO TEM PLANOS PARA COLOCAR UM ESTADO NA SUA POSIÇAO E UM APOCALIPSE ENCIMA DA POPULAÇAO QUE TEM UM GOVERNOS QUE ABAIXA A CABEÇA PARA TUDO, NADA NESTE ESTADO ESTA FUNCIONANDO, O ESTADO ESTA ENTREGUE A UMA GUERRA SEM FIM, MATA FAMILIAS INOCENTES E ESPULSA OS VISITANTES E PIOR QUE A COVID 19, NEM ESCRITO DE BRAÇOS ABERTOS ESTA SENDO PERDOADO, CIDADES E ESTADOS SEM LEI, ESTAMOS JOGADOS AS GUERRAS SALVES QUEM PUDER E LAMENTAVEL, O BRASIL E A CIDADE MIRAVILHOSA RIO DE JANEIRO, HOJE CIDADE DO TERROR E ETC… SOU DOENTE COM ESQUIZOFRENIA AGUDA

  6. São todos uma corja,tumor maligno,filho de belga, filho de jesabel, filho do cão. Demônios travestidos de gente.mais o dia deles tá chegando,Deus fará justiça. O governo e corrupto,essas pragas também o São. E tenho ditô.

  7. Já denunciei inúmeras vezes no disque denuncia, com fotos fatos etc… Pasmem todo dia 10 a 15, mesmo com uma viatura do 18° a menos de 100 metros, esses tralhas entram e saem na cara do Estado isso se não tiver junto, eu não acredito nisso que está aí…Nem em Delegado nem em leis, pois para defender o cidadão de bem não funciona…

  8. Alguém acha mesmo que milícia é coisa apenas de militares (???)
    O policial civil não quis registrar a ocorrência… tem que ser o lesado, segundo ele.
    Ora, ora…

      • Pode ser… Mas lembrei de outras, mais prováveis.
        Salvo engano, existe uma premiação na Polícia para as delegacias e batalhões de áreas com menos registros de crime. Também existem delegacias com déficit de policiais. Então, essas duas situações, isoladas ou somadas, pode mover o ânimo do agente que atende no expediente da delegacia, levando a resistir em fazer o registro, que quando tornado público, sempre vem o delegado titular ou chefe da polícia falar o óbvio.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui