Polêmica do assento preferencial no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta terça-feira, 26/02, foi publicado no Diário Oficial a determinação do prefeito Marcelo Crivella para que todos os assentos de transporte público passem a ser prioritários para obesos, gestantes, pessoas com criança de colo, idosos e deficientes. A medida vale para metrô, ônibus e VLT. O usuário que, sem justificativa, se recusar a ceder o lugar está sujeito a multa de R$100 e ser retirado compulsoriamente do veículo com apoio da guarda municipal ou de um agente privado de segurança.

O decreto gerou polêmica e muitas pessoas comentaram nas redes sociais. No geral, as opiniões são favoráveis à medida, alegando que se uma pessoa tem necessidades especiais, deve mesmo viajar sentada, independentemente de o assento ser o antigo preferencial – amarelo nos ônibus, verde nos VLTs e azul ou laranja no metrô. No entanto, há quem pense diferente. O que você acha?


Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polêmica do assento preferencial no Rio
Advertisement

11 COMENTÁRIOS

  1. O problema de tornar todos os assentos preferenciais é que isso deixa a cargo da pessoa com necessidades especiais a incumbência de escolher quem será aquele que vai ceder o lugar. O que eu vejo acontecer na prática é o seguinte: 10 lugares ocupados por 9 mulheres e 1 homem; entra uma pessoa com necessidades especiais; ela pede ao único homem para ceder o lugar em vez de uma das 9 mulheres. Esse homem vai perguntar para a solicitante o seguinte: “Ora, mas por que você não pede para outra pessoa? Por que justamente eu?”. Parece que, das pessoas que serão solicitadas para ceder o lugar, o homem é o que tem a obrigação de levantar. Parece que a mulher tem um certo privilégio para continuar sentada.

  2. Bom dia
    Boa tarde
    Boa noite
    Para não causar polêmicas
    Reserve um vagão no (metrô ,trem) para os preferênciais;
    Igual o das mulheres!
    Pois eu saio de casa mais cedo pra ir ao trabalho sentado, pois trabalho o dia inteiro em pé,e não tenho direito .

    • Concordo plenamente … Se colocarem todos os assentos preferenciais ninguém vai respeitar porque todo mundo trabalha , levanta de madrugada e pega rush pra chegar em casa e todos os dias fazer isso a pé é complicado … Não importa se é criança, jovem , idoso , grávida, obeso e gestante … Eles já tem os assentos deles , se querem ir sentados esperem o próximo se naquela condução já estiver todos ocupados … E nos trens deve-se criar um Vagão exclusivo somente para eles porque senão fica inviável ….

    • Você está completamente certo eu também trabalho o dia todo em pé onde está meus direitos também ?o senhor Prefeito deveria andar mas de transporte público para saber como é triste e caótico

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui