Polícia Civil faz operações em ferro velho

Além de prisão e interdição, fora apreendidas toneladas de cabos de telefonia e internet, trilho de trem, baterias estacionárias, placas e dinheiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de ferro-velho no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e de outras delegacias do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) realizaram, nesta quarta-feira (07/07), a Operação Caminho do Cobre. A ação teve como objetivo desarticular a atuação ilegal de empresas de reciclagem na capital e Baixada Fluminense. Esses estabelecimentos receptavam materiais metálicos e equipamentos de concessionárias de serviços públicos furtados ou roubados – como cobre, baterias estacionárias, cabos de telefonia, de internet e fibra ótica, materiais de ferrovias, transformadores e placas metálicas -, transformavam em matéria-prima e revendiam como produtos lícitos.

A operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Cinco empresas de reciclagem foram interditadas, oito pessoas foram presas em flagrante e 20 conduzidas à DRF para esclarecimentos. Os agentes também apreenderam toneladas de cabos de telefonia e de internet, trilhos de trem e outros materiais da SuperVia, baterias estacionárias, placas e R$ 200 mil em dinheiro.

As investigações resultaram na prisão de empresários e na interdição de ferros-velhos. Os policiais  descobriram que era levado das ruas por usuários de drogas e por funcionários e ex-funcionários de concessionárias, que repassavam a ferros-velhos. Após separado, o material era vendido para grandes empresas do ramo de reciclagem, que, por sua vez, transformavam o produto em uma nova matéria-prima para que fosse revendido a grandes indústrias de metalurgia. Tal mecanismo dava uma aparência lícita às negociações.

De acordo com as investigações, o furto de fios de cobre e de equipamentos de concessionárias causa prejuízos à população e compromete a continuidade de atividades cotidianas essenciais, como atrasos de trens, interrupção de energia e de internet, de sinais de trânsito, entre outros serviços.

Advertisement

A secretaria de Ordem Pública também tem feito ações para desarticular as máfias dos ferros velhos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Civil faz operações em ferro velho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui