Polícia Civil indicia técnica de enfermagem que aplicou ‘vacina de vento’ em Niterói

Em depoimento na 76ª DP (Niterói), a técnica alegou cansaço para não ter aplicado a vacina corretamente no idoso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação: Fiocruz

A técnica de enfermagem afastada pela prefeitura de Niterói por aplicar uma “vacina de vento” contra a Covid-19 em um idoso de 90 anos no posto drive-thru da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi indiciada pela Polícia Civil por peculato e infração de medida sanitária preventiva. Em depoimento na 76ª DP (Niterói), a técnica alegou cansaço para não ter aplicado a vacina corretamente no idoso. Agora cabe à Polícia Civil relatar o inquérito e encaminhá-lo à Justiça.

Casos anteriores também estão sendo investigados. No Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, a família de uma idosa filmou o momento em que a seringa foi aplicada no braço da senhora, mas sem a dose da vacina. Em Petrópolis, uma idosa de 94 anos recebeu uma dose de ar no braço, sendo posteriormente vacinada após Secretaria Municipal de Saúde da cidade ter entrado em contato com a sua família. Os 2 casos estão sendo investigados pela Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCC-LD) e a 105ª DP (Petrópolis), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren), respectivamente.

A Prefeitura de Petrópolis, por prevenção, mudou o protocolo de vacinação contra a Covid-19 após o caso. Todos os técnicos de enfermagem devem mostrar seringas cheias e, depois da aplicação, vazias. A prefeitura solicita ainda que a população ajude na fiscalização, podendo filmar e fotografar, além de checar rótulo e validade dos frascos.

A Polícia Civil destacou que, caso seja confirmado desvio de dose ou qualquer outra irregularidade, os profissionais de saúde poderão ser autuados pelo crime de peculato. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren), disse, em nota, que as investigações continuam e que os envolvidos, bem como as coordenações responsáveis serão ouvidas em breve pelo departamento de ética.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Civil indicia técnica de enfermagem que aplicou ‘vacina de vento’ em Niterói
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui