Polícia Civil prende proprietários de asilo clandestino em Santíssimo

Onze idosos foram encontrados em situação de exposição grave a perigo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Em ação conjunta com as secretarias municipais de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, de Assistência Social e de Saúde, nesta sexta-feira (09/07), policiais civis da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI) prenderam em flagrante os proprietários de um asilo clandestino em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio.

Após a delegacia receber um relatório do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária informando o funcionamento de um abrigo clandestino naquela localidade, os agentes realizaram diligências até o local. Na ocasião, foi constatada situação de exposição grave a perigo de 11 idosos.

Segundo os agentes, o estabelecimento estava em situações insalubres, assim como os idosos. Foram encontradas camas em posição vertical para facilitar a drenagem da urina, banheiros sem portas e sem assentos, ausência de fraldas geriátricas e fezes de ratos na área de lavanderia.

Ainda de acordo com os policiais, os idosos estavam desnutridos e alguns desidratados, outros com escabiose (sarna). A alimentação deles era à base de arroz, macarrão e salsicha, inclusive para os diabéticos, que estavam com a saúde severamente comprometida. Além disso, o asilo não possuía corpo técnico adequado, como médico responsável, enfermeiros ou nutricionistas, e os cuidadores e cozinheiros não possuíam certificação.

Os idosos foram assistidos pelas equipes que participaram da ação. Quatro foram entregues aos familiares, cinco realocados em abrigos da prefeitura e dois, que estavam em situação mais delicada de saúde, precisaram ser internados em unidade hospitalar.

O asilo não possuía alvará de funcionamento, CNPJ e demais autorizações dos órgãos competentes, assim como não celebrava qualquer contrato de prestação de serviços com os idosos. A administração também mantinha os documento e cartões bancários dos usuários retidos. O casal, identificado como os proprietários, vão responder por crimes contra idosos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Civil prende proprietários de asilo clandestino em Santíssimo
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Vila Isabel está CHEIA de asilos clandestinhos, tem até para doentes psiquiátricos, sem placas, sem avidos, sem propaganda, paracem casas normais, ninguém faz nada, não tem fiscalização, qualquer um compra uma casa velha e transforma em asilo e fica por isso mesmo, as autoridade (se é que existem) fingem-se de mortas, vivemos um mundo onde tudo pode, estamos completamente largados, sustentamos um estado monstruoso apaneas para pagar salários dos funcionários públicos para ficarem em casa, inacreditável!!!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui