Polícia Civil realiza operação para investigar fraudes em licitações na Cedae

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prédio da Cedae no Centro do Rio - Foto: Breno Carvalho/Agência O Globo

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) realiza, na manhã desta quarta-feira (01/07), a operação Águas Claras. A ação visa cumprir 14 mandados de busca e apreensão contra empresários e funcionários de uma empresa de engenharia, além de agentes e ex-diretores da Cedae, envolvidos em fraudes em licitações nos anos de 2017 e 2018.

As investigações apontaram que o grupo criminoso, que chegou a movimentar R$ 63 milhões com as fraudes, agia praticando dispensa de licitações, assim como superfaturamento na aquisição de produtos. Foi possível identificar ainda que os fraudadores efetuavam pagamento de propina para funcionários e ex-diretores da Cedae, bem como para prefeituras do interior do estado.

Durante a apuração, empresários e ex-diretores foram monitorados constatando os indícios da participação deles nas fraudes. O esquema consistia no uso de informações privilegiadas passadas por funcionários. Eles acessavam o sistema, por meio de senha, e passavam aos empresários o andamento de processos de dispensa de licitação.Dessa forma, os empresários procuravam os ex diretores da estatal, e após o pagamento de propina recebiam as vantagens indevidas. Os pagamentos eram realizados em dinheiro, uso de cartão corporativo ou mesmo aluguel de carro.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Civil realiza operação para investigar fraudes em licitações na Cedae
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui