Polícia faz operação contra fraudes em contratos de fornecimento de alimentação em presídios do Rio

Operação visa cumprir r três mandados de prisão, um deles contra o subsecretário de Administração Penitenciária Rafael Rodrigues de Andrade, suspeito de participar de um esquema de manipulação de seleção de empresas para favorecer um cartel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em São Paulo — Foto: Divulgação

A Polícia Civil de São Paulo e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) cumprem nesta quarta-feira (14/10) 3 mandados de prisão e 71 busca e apreensão em investigação que apura fraudes em contratos de fornecimento de alimentação em presídios do Rio de Janeiro.

De acordo com investigação do MPRJ, o grupo oferecia vantagens indevidas e firmava acordos eliminando a concorrência. Eles são suspeitos, entre outros crimes, de peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade documental, cartel e organização criminosa. Até a última atualização desta reportagem, uma pessoa havia sido presa

O subsecretário de Administração Penitenciária, Rafael Rodrigues de Andrade, é 1 dos alvos de uma operação.

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Bangu e estão sendo cumpridos nos estados do Rio, São Paulo e Espírito Santo.

Advertisement

A operação, batizada de Hiperfagia, apura crimes de formação de cartel, peculato e corrupção em contratos de licitação para alimentação nos presídios do Rio de Janeiro.

As investigações apontam 1 complexo sistema de desvio de dinheiro público entre empresários e agentes públicos da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) que gere as cadeias do RJ.

A força-tarefa afirma que contratações emergenciais para a alimentação de detentos eram direcionadas para o mesmo grupo econômico.

Fraudaram a execução dos serviços de nutrição prestados à Administração Pública (…), dando causa a pagamentos realizados sem a correspondente e proporcional contraprestação e permitindo que as contratadas auferissem ganhos muito superiores ao custo real do fornecimento de desjejum, lanches e refeições“, diz a investigação.

Enquanto demonstravam tolerância com as sociedades que compõem o cartel formado pelos empresários denunciados, atuavam com rigidez em relação a outras empresas, chegando a desclassificá-las”, escreveram os promotores.

O cartel, sustenta o MPRJ, “valeu-se de práticas como a utilização de preços inexequíveis e a formação de estruturas e redes de distribuição empresariais próprias”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia faz operação contra fraudes em contratos de fornecimento de alimentação em presídios do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui