Polícia Federal inicia operação contra exploração irregular de areia na Baixada Fluminense

Investigações da PF afirmam que agentes públicos davam proteção à atividade ilegal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, (15/06), a Polícia Federal inicia a Operação Mineralis, contra a exploração irregular de areia em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. A Polícia investiga uma quadrilha formada por agentes públicos que davam proteção à atividade ilegal.

As investigações tiveram início, em 2021, após a prisão em flagrante do administrador de um areal, do transportador da areia extraída e de um “olheiro” que vigiava e avisava a aproximação policial. As prisões foram realizadas por policiais federais da Delegacia da PF em Nova Iguaçu.

Hoje, 15/06, dois mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 3ª Vara Federal de São João de Meriti, em Belford Roxo e em Duque de Caxias.

A PF afirma que com as investigações outras informações de ilegalidade foram encontradas. “Foram obtidos elementos que indicam corrupção policial para tolerar a extração irregular de areia e o significativo dano ambiental produzido pela atividade predatória do meio ambiente”, completa a PF.

Advertisement

Os investigados deverão responder pelos crimes de associação criminosa, usurpação, crime ambiental e corrupção ativa, com penas máximas somadas que ultrapassam 20 anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Federal inicia operação contra exploração irregular de areia na Baixada Fluminense
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui