A 99 irmou uma parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para o lançamento do Verificação na Blitz. A nova funcionalidade permite a integração do sistema da 99 com a base de dados da Polícia Militar, possibilitando a identificação imediata de motociclistas em corridas ativas pelo app durante abordagens policiais.
A iniciativa busca tornar as blitzes mais ágeis e seguras, ao permitir que os agentes consultem, em tempo real, se um condutor com garupa está registrado em uma corrida na plataforma. A tecnologia visa não apenas facilitar o trabalho das autoridades, mas também reforçar a segurança viária e pública.
“Esta nova parceria demonstra a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada. O Verificação na Blitz trará benefícios para motoristas, motociclistas, passageiros, policiais e a sociedade em geral, sendo uma contribuição relevante para a segurança pública”, destacou o secretário da Secretaria de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
Como funciona
A ferramenta permite que a Polícia Militar valide, por meio do CPF, se um motociclista abordado está ativo na plataforma da 99, se realizou corridas nos últimos sete dias e se está em viagem no momento da abordagem. Com essa integração, o objetivo é agilizar a identificação, reduzir fraudes e aumentar a eficiência das operações policiais.
Atualmente, o Verificação na Blitz está em funcionamento no Estado do Rio de Janeiro, mas a 99 já sinalizou que a tecnologia pode ser implementada em outros estados brasileiros, ampliando sua atuação para os mais de 3.300 municípios onde a empresa opera.
Expansão da parceria
A nova ferramenta reforça a colaboração da 99 com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, iniciada há três anos com a integração do Botão de Emergência do app à central 190 da Polícia Militar. O recurso permite que, em caso de emergência, autoridades tenham acesso à geolocalização da corrida e possam direcionar viaturas para atendimento imediato.
A 99 também desenvolveu o botão 99Mulher, que permite que motoristas parceiras aceitem apenas corridas de passageiras, como parte de suas iniciativas voltadas à segurança feminina.
“O uso de tecnologia na prevenção de incidentes é um pilar essencial para garantir a segurança dos usuários e otimizar o trabalho das forças policiais. A parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é um exemplo de como a colaboração entre poder público e setor privado fortalece a mobilidade urbana e a segurança viária”, destacou Tatiana Scatena, diretora de Segurança da 99.
Segurança reforçada para motociclistas
A 99 investe constantemente em ferramentas tecnológicas para aumentar a proteção de condutores e passageiros. Entre as funcionalidades voltadas para motociclistas, estão:
- Alerta de Velocidade: avisa o condutor, com sinais visuais e sonoros, caso ultrapasse o limite permitido da via. Em casos reincidentes, o motorista pode ser suspenso por 30 dias ou banido da plataforma.
- Monitoramento em tempo real: viagens são acompanhadas por sistemas de inteligência artificial, que identificam possíveis riscos.
- Gravação de áudio e compartilhamento de rota: passageiros e condutores podem ativar esses recursos para garantir maior segurança.
- Central de Segurança 24h: assistência contínua para resolver ocorrências durante e após as viagens.