As polícias do Rio de Janeiro realizam uma operação contra o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o “Peixão”, líder do Terceiro Comando Puro (TCP), no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira (11/03).
Endereços do traficante dentro da comunidade são alvos da operação. O local é composto pelas comunidades de Parada de Lucas, Vigário Geral e Cidade Alta.
Entre os alvos, está uma espécie de “resort de luxo” de Peixão, que foi construído irregularmente em uma área de preservação ambiental. A casa possui um grande lago artificial e uma academia totalmente equipada. A polícia conseguiu chegar ao local e apreendeu equipamentos de academia.
Um dos endereços, em Parada de Lucas, abriga um imóvel de alto padrão, financiado com dinheiro ilícito, e utilizado como esconderijo e base operacional do líder da facção. Um outro local é uma academia que seria um dos pontos de encontro dos membros do TCP.
A operação conta com policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), responsável pelas investigações; Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA); Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE); além de policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE).
As equipes estão na região para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao traficante. A operação é liderada pelos departamentos de operações especiais das polícias Civil e Militar.
A Supervia informou um tiroteio devido à operação próximo à estação de Vigário Geral, comunidade que faz parte do Complexo de Israel. A Avenida Brasil ficou fechada por cerca de 30 minutos, mas foi liberada nos dois sentidos por volta das 6h.
A operação visa a coletar provas que fortaleçam as investigações sobre a associação criminosa, assim como apreender materiais ilícitos, incluindo armas de fogo, equipamentos eletrônicos e documentos que possam contribuir para o esclarecimento de crimes praticados na região.
Resort de alto padrão
A residência do traficante conta com diversos itens de luxo que impressionaram os policiais. Entre eles, uma ampla piscina, lago artificial, com deck, areia da praia, peixes e área para churrasco. Um local bem equipado, incluindo academia e aparelhos de ar-condicionado. O espaço dá acesso a um amplo quintal.
De acordo com a polícia, o complexo, conhecido como “Resort Green”, será derrubado, a partir desta terça (11/03).