Polícia irá intimar responsáveis das unidades de saúde para investigação de fura de filas na vacinação

A Delegacia de Combate à Corrupção instaurou inquérito para apurar informações de irregularidades no processo de vacinação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/TV Globo

A Delegacia de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR), deve intimar, ainda nesta semana, os responsáveis pelo setor de vacinação das unidades de saúde citadas em denúncias de ‘fura-filas’. Conforme noticiado aqui no DIÁRIO DO RIO, as investigações estão acontecendo desde o dia 22/01.

De acordo com matéria publicada pelo jornal O Dia, a DGCOR se reúne na tarde desta segunda-feira (25/01) com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RJ). A Polícia pretende ter acesso às listas de controle de vacinados, para informações sobre os supostos casos de pessoas imunizadas fora dos grupos prioritários.

Em entrevista ao jornal O dia, o delegado Thales Nogueira, da DGCOR disse as medidas que deverão ser adotadas no controle da vacinação. ” Nesta reunião iremos alinhar um fluxo direto dessas denúncias com a delegacia. Em seguida ao longo da semana iremos intimar as pessoas responsáveis pelo setor de vacinação das unidades apontadas, além de requisitar a planilha de controle das doses”.

Além disso, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) também pretende abrir uma investigação para cada denúncia que receber de fura-fila. Na semana passada, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Saúde (CAO Saúde/MPRJ), realizou nos dias 21/01 e 22/01, ação coordenada de vistorias em postos de saúde a fim de acompanhar a execução do Plano de Vacinação da Covid-19 no Estado.

Advertisement

Na ocasião, as Promotorias de Justiça verificaram aspectos como o fluxo da vacina, os quantitativos destinados à cada unidade, eventuais remanejamentos das sobras, os mecanismos de controle, a adequação da rede de frios para armazenamento da vacina, o registro das pessoas contempladas nessa primeira fase, dentre outras questões relevantes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia irá intimar responsáveis das unidades de saúde para investigação de fura de filas na vacinação
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui