Polícia resgata 20 galos usados em rinhas em Rio das Pedras

Segundo a polícia, parte do lucro das disputas entre as aves abastecia o caixa da milícia local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/DPMA

Nesta quinta-feira (28/07), uma operação conjunta do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), da Polícia Militar, e da Delegacia de Proteção ao Meio-Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, resultou na desarticulação de um espaço usado para a prática de rinhas de galo na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio.

A favela é reduto de uma das mais antigas milícias do estado. Segundo a polícia, parte do lucro das disputas entre as aves abastecia o caixa da quadrilha. A informação foi divulgada pelo jornal “O Globo”.

No local, foram resgatados 20 galos, que eram mantidos em pequenos cubículos, com espaço apenas para a passagem da cabeça. Muitos deles estavam machucados. Um homem, apontado por agentes que participaram da ação como responsável pelo local, foi preso em flagrante pelo crime de praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres ou domésticos. Ele foi identificado como Fernandez Martins Justino, de 54 anos. A pena pode variar de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

No local, também foram encontrados vários materiais associados às rinhas, como esporas e até um cercado utilizado como ringue, onde as disputas aconteciam. Todos os itens foram encaminhados à sede da DPMA, na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio.

Advertisement

Os agentes localizaram ainda murais que eram utilizados para controlar as informações relativas a cada rinha, com dados como galo vencedor e o tempo que durou a luta. As anotações indicam que a última atividade realizada no espaço se deu há poucos dias, no último domingo. Os murais também continham os nomes de apostadores, que ainda não foram identificados. As investigações sobre a atividade ilegal ficarão, agora, a cargo da própria DPMA.

Os animais encontrados foram levados para a Fazenda Modelo, em Guaratiba, também na Zona Oeste, onde serão tratados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia resgata 20 galos usados em rinhas em Rio das Pedras
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui