Pássaros resgatados de cativeiro em Nova Iguaçu - Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (04/10), 20 pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de um cativeiro em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, mais precisamente em uma residência situada na Rua Zênith Gomes Braga, em Austin.

Eles foram encontrados por agentes da Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Pedra Branca, que chegaram ao local após receberem informações do programa Linha Verde, do Disque Denúncia.

Chegando no imóvel, os policiais da 1ª UPAm foram recebidos pelo proprietário, que, questionado a respeito da denúncia, levou a equipe ao local onde criava os animais. Foram encontradas 13 gaiolas e 20 pássaros, mas nenhum com anilha de nidificação e tampouco com documento que autorizava a criação das aves em cativeiro.

Cativeiro descoberto em Nova Iguaçu – Foto: Divulgação

Sendo assim, os agentes procederam à 58ª DP, onde a ocorrência foi registrada segundo o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. Todos os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, onde, após passarem por tratamento, serão devolvidos ao seu habitat natural.

Vale ressaltar que, de acordo com o Disque Denúncia, apenas em 2021 o Linha Verde já recebeu mais de 770 delatos que falavam sobre guarda de animais silvestres. Para informar ao programa alguma ilegalidade, é necessário entrar em contato via telefone (0300-253-1177 ou 21 2253-1177), aplicativo (”Disque Denúncia RJ”), site oficial ou página no Facebook. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

1 COMENTÁRIO

  1. Fico muito feliz com este trabalho de resgate de animais silvestres! Parabéns a todos os agentes, voluntários e denunciadores. Prender e comercializar esses animais é uma enorme crueldade, além de desequilibrar a função da natureza.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui