O investimento do Governo do Estado em tecnologia foi determinante para o sucesso da ação que desarticulou uma quadrilha que atuava na Praia de Ipanema. O grupo praticava crimes como tráfico de drogas, estelionato e contrabando de cigarros eletrônicos. A operação, realizada na quarta-feira (27/02), resultou na prisão de cinco homens e na apreensão de dois adolescentes na faixa de areia entre os postos 9 e 10.
A investigação começou duas semanas antes, durante o monitoramento de blocos de Carnaval no bairro. Operadores do Centro de Comando e Controle do 23º BPM (Leblon) identificaram movimentação suspeita, onde foliões aparentavam comprar drogas e mercadorias utilizando maquininhas de cartão. A ação foi conduzida em conjunto com a 14ª DP (Leblon), que já possuía registros de ocorrência sobre os envolvidos.
“O sucesso da ação policial que resultou na desarticulação desta quadrilha é resultado de dois pilares fundamentais da política de segurança pública do governo do estado: a integração das forças de segurança e o investimento sem precedentes em tecnologia”, destacou o governador Cláudio Castro.
Com base nas imagens captadas pelo sistema de monitoramento do centro, 30 policiais civis e militares foram mobilizados para a operação. Os envolvidos foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, estelionato e contrabando de cigarros eletrônicos.
Tecnologia a serviço da segurança
Inaugurado em 22 de dezembro de 2024, o Centro de Comando e Controle do 23º BPM foi projetado para monitoramento contínuo da área de policiamento da unidade, além de atuar em eventos de grande porte como Operação Verão, Réveillon e Carnaval.
O espaço é composto por três setores principais:
- Monitoramento: equipada com softwares de reconhecimento facial e leitura de placas, além de receber imagens de drones;
- Planejamento operacional: responsável pelo suporte estratégico das ações policiais;
- Gestão de crise: sala destinada à tomada de decisões rápidas em situações emergen