O Réveillon será o primeiro grande evento do Rio de Janeiro que contará com agentes de segurança utilizando câmeras de monitoramento. Policiais do 19º BPM (Copacabana) farão o patrulhamento na orla com o equipamento registrando atividades e abordagens.
O governador Cláudio Castro (PL) apresentou o programa nesta segunda-feira (13/12). Integrantes de 13 órgãos estaduais, como forças de segurança, de fiscalização e licenciamento e a Defesa Civil, terão 21,5 mil câmeras à disposição.
O governador garantiu que, com as câmeras operacionais, o RJ entra em uma nova fase na segurança pública. “Fase da transparência, de proteção do policial, mas também da pessoa que está sendo alvo da operação”, afirmou.
As autoridades (incompetentes) resolveram priorizar o uso de câmera em uniformes de agentes que estão muito mais distantes d comentarem desvios do que aqueles que atuam em comunidades e contenção/dispersão de distúrbios…
Isso é um fato que revela o quão mal intencionados são as autoridades que determinaram a adoção começando por policiamento em áreas nobres.