População do RJ deve ser vacinada em 2 anos no atual ritmo, diz Fiocruz

Para a vacinação em massa dos 12,7 milhões de cidadãos fluminenses, seriam necessárias 62,6 mil doses de vacinas por dia útil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vacinação no Rio / Divulgação: Prefeitura

O painel MonitoraCovid, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou que se a vacinação no estado do Rio de Janeiro continuar no ritmo atual, a população só será vacinada em pelo menos 2 anos. Até agora apenas 734 mil pessoas, ou 5,4% da população fluminense, recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. E o prazo pode se estender com paralisações nos calendários das cidades, como ocorreu na semana passada no Rio.

Para a vacinação em massa das 12,7 milhões de pessoas que compõem a população fluminense seriam necessárias 62,6 mil doses de vacinas por dia útil, levando em conta só a primeira dose. Atualmente a disponibilidade é de 18,8 mil por dia útil. Os cálculos são do epidemiologista Diego Xavier, responsável pelo MonitoraCovid da Fiocruz. Xavier ressalta que a recente paralisação da vacinação no Rio e em outros municípios do estado ainda não entrou nos cálculos, e a projeção de vacinar toda a população poderá ser ampliada.

O pesquisador da Fiocruz enfatizou que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem a robustez necessária para fazer as ações em massa para vacinar a população fluminense e nacional, dependendo apenas da disponibilidade de vacinas e da coordenação eficaz entre todos os entes envolvidos.

A questão maior do atual cenário de imunização, segundo Diego Xavier, é de organização por parte do Governo federal, estados e municípios. “O Governo federal tem que conseguir e distribuir essa vacina. E depois a gente tem que ter velocidade na aplicação, o que já passa para os governos estaduais e municipais. Cada um tem sua responsabilidade. Se a gente conseguir fazer isso funcionar junto, esses dois aspectos, a gente tem capacidade sim de vacinar o que a gente precisa para chegar ao fim do ano com toda a população imunizada”, ressaltou Xavier.

Advertisement

A desorganização do Governo federal, resultou na falta de vacinas em todo o Brasil, levou estados e municípios a se mobilizarem para comprar vacinas diretamente dos laboratórios. No último sábado (13/03), Cláudio Castro, governador em exercício do Rio, afirmou que pretende adquirir 5 milhões de imunizantes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp População do RJ deve ser vacinada em 2 anos no atual ritmo, diz Fiocruz
Advertisement

16 COMENTÁRIOS

  1. Bozo quer confiar na cloroquina, ivermectina, azimetrina, sei-lá-que-tina e agora no spray de Israel que não tem nenhuma eficácia essas bagaças, vai contrário nas máscaras, álcool em gel e/ou lavar as mãos, isolamento social e vacinas. Desse modo vai demorar entre 1 e 2 anos pra vacinar todos, se não forem doar vacinas para outros estados brasileiros e até mesmo outros países.
    Esse novo ministro da saúde poderá seguir o mesmo destino do Nelson Teich: mesmas políticas eficazes contra o coronavirus e o presidente palhaço foi contra e o resultado: entregou o cargo. Não será diferente pois o genocida é contra a ciência e não vai mudar em nada o seu pensamento

  2. Governo Federal da União (Bolsonaro) não foi atrás das vacinas.
    Não quis fazer pré-contrato de intenções de compra como fizeram três dúzias de outros países junto com os Estados Unidos perante a vários laboratórios de vacinas em quantidade várias vezes o número de doses necessárias para cobrir sua população, buscando, assim, garantir a imunização mais rápida da população.
    Resultado. Essas três dezenas de países estão para completar a imunização de suas populações até maio e estar muito à frente do Brasil na questão da retomada de suas economias.

  3. Maior mentira esse negócio de falta de vacina (falta é vontade do Governo de ir comprar) e guerra dos laboratórios é uma verdadeira fake news.
    Ao contrário de outros países cujas lideranças colocam suas embaixadas atuando firme e diretamente junto aos laboratórios para assegurar a compra, o Brasil – como afirmou Bolsonaro e seu agora ex-ministro Panzuelo – não vai atrás de ninguém comprar, mas sim aguarda que venham vender…

  4. E se depender desse ridículo desse prefeito ,doando vacinas do nosso município, pra Deus e todo mundo,nem em 2040 seremos vacinados!!Queria saber se eu sendo infectada,ele pagará minha internação ,já q ele é tão “bondoso”,com chapéu alheio!!!!

  5. EUA já foram vacinadas 100 milhões de pessoas…
    E olha que lá não têm uma estrutura com a capilaridade do nosso SUS, que teria capacidade de vacinar mais de 1 milhão por dia… Bastava o Governo Federal da União, do Sr. Bolsonaro e dos militares, querer comprar as doses e combinar com os Estados e Municípios…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui