Por que os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão na Barra da Tijuca?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Barra da Tijuca por Kenji Yamamoto Na verdade não é tudo, apenas uma parte, uma boa parte. Além da Barra, o projeto prevê Deodoro, Maracanã, Copacabana, Engenhão, Marina da Gloria e Centro (Sambódromo). Mas é claro que existe um motivo para a maioria dos jogos ser na Barra da Tijuca.

 

Hoje o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, através de sua newsletter explica os motivos que levou a apresentar um projeto com a Barra da Tijuca como

 

Advertisement

POR QUE O PAN-2007 FOI E OS JJOO-2016 TÊM QUE SER NA BARRA!
1. Na primeira tentativa de candidatura do Rio, cometeu-se um erro de avaliação: a escolha do local. O Fundão seria, segundo os consultores espanhóis, o melhor local para a cidade sediar os JJOO porque com isso a cidade é que seria a prioridade e não os JJOO. A comissão do COI foi muito clara a respeito: a cidade tem que ter todas as vantagens, mas desde que os JJOO sejam o núcleo desse sucesso.

 

2. Com isso, em 2001, a opção para o PAN-2007 mudou para a Barra. A razão: SEGURANÇA PÚBLICA. A Barra é área plana, com construções espaçadas, conforme Plano Lucio Costa, com 3 entradas e saídas, sem comunidades com traficantes, sem morros e com facilidade de controle do alto dos edifícios e por helicóptero, e exigindo um número muito menor de policiais em função disso. Esse foi o argumento levado ao México em 2002 no discurso do prefeito. O acesso ao comércio de qualidade é andando, assim como à praia, para exercícios ou lazer. Com isso, se consegue com facilidade proteção às delegações e mobilidade.

 

3. Além disso, a questão mais complexa do PAN e muito mais dos JJOO, em matéria de segurança, é o terrorismo contra delegações específicas, como EUA, Israel e Reino Unido, além dos cuidados com as dos países que estão no Iraque e Afeganistão. No PAN-2007 a segurança da delegação dos EUA foi feita pelo FBI, incluindo a escolha do transporte de seus atletas, etc. Ficaram em prédios isolados. A prefeitura deu para o consulado e o FBI, todas as facilidades pedidas quanto à hospedagem, deslocamentos e equipamentos.  Com isso, e o depoimento dos policiais norte-americanos e da consultoria internacional contratada, o tema Segurança saiu de pauta para 2016.               

 

4. Agora surge a ideia de deslocamento do centro dos JJOO-2016 para a área portuária. Não há dúvida de que para a cidade seria uma decisão com maior multiplicador urbano. Mas uma decisão dessas teria eliminado o Rio para 2007 e para 2016. A Segurança Pública na área portuária é complexa, com construções pareadas, com armazéns, com morros, com uso portuário (navios de carga, pessoal e material), etc. O ótimo é inimigo do bom, diz a população. Entrar neste tema de localização e voltar a um ponto superado desde 2001 é recolar a Segurança na frente e a dúvida dos consultores do COI, do FBI, e em seguida da Scotland Yard e da Mossad, etc. Seria um desserviço aos JJOO

 

Foto: Barra da Tijuca por Kenji Yamamoto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Por que os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão na Barra da Tijuca?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui