Portão do Parque Guinle é vandalizado e tem peças de bronze roubadas

Roubos e furtos de equipamentos em toda a cidade vêm sendo relatados constantemente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Recentemente restaurados, os portões do Parque Guinle, em Laranjeiras, sofreram um duro golpe nos últimos dias. Parte de bronze das alegorias do portão foram retiradas da estrutura. Moradores da região denunciaram o problema nas redes sociais.

WhatsApp Image 2022 01 14 at 23.38.42 Portão do Parque Guinle é vandalizado e tem peças de bronze roubadas
Foto: Reprodução

Roubos e furtos de equipamentos em toda a cidade vêm sendo relatados constantemente pelo DIÁRIO DO RIO. Muitos desses materiais roubados são vendidos em ferros-velhos. O assunto foi um dos abordados na entrevista com Michel Assef Filho, porta-voz da Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (ARERJ), publicada nesta semana no DIÁRIO.

“A Associação não descansa buscando soluções para o problema, que, repita-se, é um problema social que aflige a sociedade mundial há décadas. Mas como não é necessidade e não é desejo da atividade receber materiais oriundos de furtos e roubos, e hoje vem sendo injusta e irresponsavelmente marginalizada, a Associação já apresentou proposta que se amolda com modelos de sucesso experimentados nos EUA e outros países, que é a sinergia entre autoridades e recicladores. A Associação ofereceu formalmente ao Estado um aplicativo de alerta de furtos, no qual é possível que a empresa vítima de furto e roubo comunique por meio desse aplicativo a referida ocorrência – de maneira imediata –, e um alerta é disparado para todas as empresas de reciclagem da região, com a finalidade de identificar o produto furtado ou roubado, bem como o respectivo infrator. Entendemos que esta é maneira mais eficiente de se identificar o produto furtado ou roubado, bem como seu infrator, e não prejudicará a sociedade ou a reciclagem (pois restringir a aquisição de todo e qualquer material que possa ou não ser oriundo de furto – sem que de fato seja um produto oriundo de crime – é absolutamente prejudicial à sociedade, já que esse material vai acabar no aterro, de maneira lastimável, e sem sentido). Essa medida é muito mais eficiente do que qualquer medida imposta pelo Estado até este momento. Ao mesmo tempo, a Associação vem mantendo inúmeras reuniões com o Município e Estado para busca de uma solução. Em outro caminho, a Associação notificou todas as concessionárias de serviços públicos do Estado para buscar informações sobre o número de ocorrências que sofreram nos últimos tempos, assim como os locais mais afetados, mas, infelizmente, pequena parcela colaborou com respostas. Tais informações são muito importantes para que os recicladores possam ter ferramentas de como agir”, disse Michel.

O Parque Guinle foi concebido em 1920, como os jardins da residência de Eduardo Guinle. Residência que atualmente é o Palácio Laranjeiras, a casa do Governador do estado do Rio de Janeiro. Os jardins (guardados pelos portões), conhecidos internacionalmente citados em alguns trabalhos sobre paisagismo, inicialmente foram projetados pelo francês Gérard Coch.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Portão do Parque Guinle é vandalizado e tem peças de bronze roubadas
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Dia 14 de Janeiro foi o portão do Parque Guinle a ser depredado por criminosos instrumentalizados pelos receptadores de mercadoria roubada. As autoridades têm que agir rápido.

    Quanta incompetência desta prefeitura do Rio de Janeiro, que não se digna a acabar com estes ferros-velhos, negócios sabidamente de ladrões que recebem mercadorias roubadas.

    Quando é que o Eduardo Paes vai acabar com esta sacanagem ?

    Quando já não houver mais um monumento em pé nesta pobre cidade ?

    A Alerj mudou de prédio (gastou-se uma nota preta com isso), mas a atuação destes meliantes e quadrilheiros políticos cariocas continua a mesma – estes políticos embusteiros são todos completamente ineficazes e burros, além de ladrões…

    É muita desgraça junta para uma só cidade !!!

  2. Difícil culpar somente os órgãos públicos quando se tem uma população extremamente mal educada, sem cultura e comandada por milícias. Infelizmente não prevejo nada melhor no futuro próximo e nos basta torcer para que a esquerda não tome isso de vez. Aí é só fechar o caixão

  3. Acreditem o Rio de Janeiro acabou !!!
    O discurso para criação da Guarda Municipal era para cuidar do mobiliário urbano de Praças e Jardins Públicos, Escolas e Hospitais, ordem pública e vigilância de logradouros…não foi para o trânsito.
    Um país com muitas “Leis” para não serem cumpridas.
    Vai lá no Ferro Velho da comunidade (curral eleitoral) e fala que vai fechar e espere sair vivo…
    Em 30 anos os Petralhas e Cia deixaram 12 milhões de desempregados e 12 milhões de desalentados (que nem procuram mais por empregos).

    • Nem Prefeitura nem governoydo estado tivemos “petralhas”

      É muito infeliz quando se faz afirmações genéricas sem harmonia com a realidade.

      Sabe-se que o RJ e o Rio durante esses 30 anos teve governos preponderante do PMDB e formando ainda grandes bancadas nas casas da Assembleia e da Câmara de Vereadores formadas, logo atrás PFL, PSB, PT e PDT.

  4. Não se pode ignorar que a Constituição previu a competência da Guarda Municipal para proteger o patrimônio e os serviços prestado pelo município (Saúde, Educação, etc)
    No entanto o que vemos são hospitais com empresas de segurança terceirizadas sem passar qualquer segurança, escolas sem nem ronda escolar, praças e parques entregues ao abandono, principalmente à noite.
    Não sei se é Parque Municipal. De qualquer forma, tem ainda o Palácio das Laranjeiras a poucos metros.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui