Foto: Eliane Carvalho/divulgação

Ministrado por servidores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, o Curso de Porteiros do Programa Segurança Presente ensina: noções básicas sobre rede de apoio à população em situação de rua, noções básicas de segurança predial, noções de primeiros socorros e noções básicas de combate a incêndios.

Antonio Pereira da Silva, de 54 anos, está há 20 olhando o vaivém de moradores do prédio em que trabalha, na Zona Oeste do Rio. Há uma semana, após ter feito o curso, garante que seu olhar está ainda mais apurado na portaria.

“Um ponto específico do curso que achei muito interesse foi o trato com os entregadores. Na pandemia, o movimento deles aumentou muito. Antes de abrir, precisamos ver se o morador realmente pediu entrega de algo. A gente acaba agindo no automático e abrindo a porta. Eu e os outros porteiros que fizemos o curso estamos mais atentos”, avalia.

Antonio foi um dos quase mil profissionais que participaram do último curso on-line de gestão de segurança predial, oferecido gratuitamente pelo Programa Segurança Presente. A próxima turma está prevista para começar em junho. As inscrições podem ser feitas pelo site do Segurança Presente (www.segurancapresente.rj.gov.br) e pelas redes sociais (Facebook: Operação Segurança Presente / Instagram: @segurancapresente).

Coordenadora do curso, a major PM Laila Fernanda de Castro Gonçalves explica que ter funcionários capacitados nos prédios é importante não só para os moradores e para o próprio porteiro, como também para ajudar os agentes do Programa Segurança Presente.

“O curso foi idealizado com o intuito de promover a integração do Segurança Presente junto à sociedade fluminense. Com ações educativas e de orientação, conseguimos capacitar porteiros e outros profissionais que acabam sendo fundamentais para as ações preventivas promovidas pelo programa“, explica ela.

Subsíndico do prédio em que o Antonio trabalha, Julio Cesar Conceição Goes decidiu fazer o curso ao lado dos demais funcionários do condomínio. Agora, o próximo passo é adotar os ensinamentos na gestão.

“Todos os cinco porteiros e o funcionário da limpeza fizeram o curso. Todos nós assistimos juntos. Vamos aplicar novas normas de conduta aqui. Enfatizei muito sobre a entrada e saída de veículos, assim como os cuidados de combate a incêndio”, destaca Julio.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui