Porto do Rio terá acesso de veículos e pessoas controlado por sistema da Autoridade Portuária

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Redes Sociais

Os testes para implantação do sistema de controle informatizado do acesso terrestre ao Porto do Rio de Janeiro iniciaram nesta segunda-feira, 15/06. Com isso, tanto o processo de permissão como o acesso de caminhões serão realizados de forma automatizada. O porto ganhará em eficiência para todos os envolvidos na cadeia logística do comércio exterior, pois o sistema promoverá ganhos significativos como mais agilidade e segurança, além de redução de custos.

A inovação foi divulgada pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que definiu as regras e necessidades e validou o sistema SGAD, desenvolvido e doado pelas empresas arrendatárias dos terminais MultiRio, ICTSI Rio e Triunfo Logística, por meio do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj). O processo também teve a participação ativa da Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (USUPORT-RJ) e de representantes do setor de transportes de cargas.

Segundo o gerente de Desenvolvimento de Negócios da CDRJ, Eduardo Miguez, não haverá mais a necessidade de o usuário ir até a sede da Guarda Portuária com diversos documentos para dar entrada no processo de permissão para acesso ao porto: “O interessado deverá fazer o upload dos documentos no sistema SGAD. Em seguida, a Guarda os analisa e, se estiver de acordo, aprova a permissão pelo sistema.”

Quanto ao acesso de caminhões, Miguez explica que os transportadores deverão cadastrar suas empresas e funcionários no sistema.

Advertisement

“Quando realizarem o agendamento junto aos terminais, o sistema já vai identificar se o transportador e o caminhoneiro estão cadastrados e aptos para acessar o porto. Quando finalizar o agendamento, o sistema irá gerar um QRCode que deverá ser apresentado pelo motorista ao guarda portuário no portão de acesso (em papel ou pelo celular). Um leitor de QRCode informará ao guarda se o veículo pode acessar o porto e qual local de destino”, detalhou.

Em breve, esse acesso será ainda mais automatizado. Câmeras com leitores de placa (OCR) que já estão instalados nos portões serão integrados ao sistema SGAD e o acesso ocorrerá através da leitura da placa, sem necessidade de intervenção de funcionário. A intervenção e leitura de QRCode será feita apenas como contingência.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Porto do Rio terá acesso de veículos e pessoas controlado por sistema da Autoridade Portuária
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui