Porto do Rio terá nova sinalização náutica em canal de acesso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Canal de Cotunduba (conhecido por Canal Varrido), principal acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro para navios de grande porte, terá uma nova sinalização náutica. A previsão é de que o novo sistema esteja funcionado em 3 meses.

O novo balizamento promete uma navegação mais segura e eficiente das embarcações, especialmente no período noturno, viabilizando assim as operações de carga durante a noite.

Paco do Ouvidor Porto do Rio terá nova sinalização náutica em canal de acesso
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

O projeto prevê a inclusão de equipamentos que fornecerão informações precisas para os navios sobre o posicionamento das boias. Foram analisados também a novo traçado geométrico do canal e as condições ambientais do local. Além do alargamento do canal e de uma maior precisão na delimitação, haverá um ganho em inovação tecnológica e a redução dos custos de manutenção.

Os últimos detalhes da versão final do projeto foram discutidos no último dia (19/09), na sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), durante reunião do Grupo de Trabalho formado por representantes da CDRJ, da Marinha do Brasil (MB), da Praticagem e dos Terminais de Contêineres. O trabalho, elaborado pela empresa de assessoria técnica Precursore, considerou as normas vigentes da MB, responsável pela segurança do tráfego aquaviário na Baía de Guanabara. O próximo passo será justamente a apreciação e a aprovação do projeto pela Autoridade Marítima (AM), pois em virtude das alterações propostas no balizamento, será necessária a atualização das cartas náuticas.

Advertisement

Segundo o Gestor do VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Villas-Bôas, “a expectativa é de que o processo seja rápido e que o novo balizamento já esteja estabelecido em cerca de três meses. ” Villas-Bôas explica ainda que, “para um calado operacional máximo de 15,85m, será possível a navegação segura, no Canal de Cotunduba, de navios maiores com até 349m de LOA e 48,5m de boca, o que vai gerar mais dinamismo e rentabilidade para as operações dos terminais conteineiros. ”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Porto do Rio terá nova sinalização náutica em canal de acesso
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui