Porto do Rio vai passar por obras para receber navios de até 366 metros

Objetivo da dragagem de aprofundamento do acesso aquaviário é oferecer melhores condições de navegabilidade e viabilizar a atracação de navios da classe New Panamax

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Porto do Rio.Gov

A PortosRio publicou, no último dia 22, o edital de licitação para contratação de uma empresa especializada para a execução de obras de dragagem de aprofundamento no acesso aquaviário ao Porto do Rio. O objetivo da Autoridade Portuária, responsável pela gestão dos portos do Rio, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, é oferecer melhores condições de navegabilidade e viabilizar a atracação de navios da classe New Panamax, com 366 metros.

Segundo o diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva, esta é a principal obra da PortosRio por duas razões. “É uma nova ordem de grandeza de valores para os investimentos feitos pela Autoridade Portuária com recursos próprios e é fundamental para manter a competitividade dos nossos terminais de contêiner do Porto do Rio de Janeiro“, explica Silva.

Roberto Catalão, superintendente de Engenharia da empresa, afirma que, pelo escopo do projeto, “a estimativa do volume a ser dragado é de aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos”. Catalão informou, ainda, que o preço global máximo fixado no edital é de R$ 161.367.864,97. O critério de julgamento será pelo menor preço global.

Além da dragagem de aprofundamento, o objeto da licitação compreende também a elaboração dos projetos básico e executivo, o projeto de sinalização e balizamento, e demais serviços e operações necessários para a entrega da obra.

Advertisement

O Edital de Licitação e seus anexos estão disponíveis no site da PortosRio, podendo ser acessado pelo link: https://www.portosrio.gov.br/pt-br/node/2543.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Porto do Rio vai passar por obras para receber navios de até 366 metros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui