Porto Maravilha inaugura painel com imagens de lideranças históricas do movimento negro

A pintura foi anunciada no dia 25 de maio, data que marcou um ano da morte do americano negro George Floyd, e visa celebrar alguns dos principais nomes que lutaram pela igualdade racial no Brasil e nos Estados Unidos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Carlos Kulps / Divulgação

O painel “Visões de Resistências, Sonhos de Liberdade”, que representa a primeira arte a compor o projeto do Distrito de Arte do Porto, um corredor cultural com atividades de empreendedorismo e gastronomia urbana foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (06/07) no Porto Maravilha, região central do Rio.

A pintura foi anunciada no dia 25 de maio, data que marcou um ano da morte do americano negro George Floyd, e visa recordar a história da escravidão e celebrar, através da arte, alguns dos principais nomes por trás das conquistas na luta pela igualdade racial no Brasil e nos Estados Unidos.

Localizado na Avenida Professor Pereira Reis, o painel fica próximo à região conhecida como Pequena África, que foi um espaço de inúmeros marcos da luta de africanos escravizados no Brasil. Seguidos dois quarteirões, encontra-se o Cais do Valongo, que foi o principal porto de entrada de escravos do continente americano e hoje é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.

O protagonista da arte é o pastor Martin Luther King Jr., retratado ao lado de Rosa Parks, ativista afro-americana, o político John Lewis e figuras brasileiras como a jornalista e professora, Antonieta de Barros, e a escrava Anastácia. O grafite mostra também o Cais do Valongo e o movimento antirracista Black Lives Matter.

Advertisement

A obra é resultado de uma iniciativa do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, com o apoio do Núcleo de Ativação Urbana (NAU), da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), responsável pelo Porto Maravilha, e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O presidente da CDurp, Gustavo Guerrante, participou da inauguração e comemorou a parceria. “O Porto Maravilha respira arte urbana. As extensas áreas de lazer que temos aqui são perfeitas para o grafite, assim como nosso galpão. É uma parceria que comemoramos e queremos ampliar para ações culturais do tipo na região portuária”, disse.

O CEO do Núcleo de Ativação Urbana, Hiroshi Shibuya, explicou que o espaço será um polo para o desenvolvimento da economia local.

É uma realização colaborar no ‘Visões de Resistências, Sonhos de Liberdade’ que agora integra o Parque Arte, um grande corredor cultural que abriga, a céu aberto, diversos murais pintados e grafitados, majoritariamente, por artistas urbanos locais, além de feira e gastronomia. Com o espaço, queremos promover a economia local, enriquecer culturalmente a comunidade que vive no entorno e transformá-lo num atrativo ponto turístico na cidade“, disse.

Pré-selecionado por lideranças negras locais, o nome “Visões de Resistências, Sonhos de Liberdade” foi escolhido pelo público em uma campanha nas mídias sociais, remetendo ao caráter colaborativo da obra.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Porto Maravilha inaugura painel com imagens de lideranças históricas do movimento negro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui