Porto Maravilha recebe 20ª edição da feira Rio Oil & Gas

O evento mundial de energia irá inaugurar um centro de convenções dentro do Porto; a ideia do projeto é disputar o mercado nacional de feiras e exposições com São Paulo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do Kobra e Vlt no Porto Maravilha • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

O Porto Maravilha será palco da 20ª edição da Rio Oil & Gas, uma feira mundial de energia, nos dias 26 e 29 de setembro. E a feira de energia também será a estreante no novo galpão de eventos de porte médio, localizado no grafite ‘‘Etnias’’, de Eduardo Kobra. O local será administrado pelo Pier Mauá.

A ideia do projeto é disputar o mercado nacional de feiras e exposições com São Paulo, se valendo da proximidade com o Aeroporto Santos Dumont, a Rodoviária do Rio e o Galeão. Além disso, o espaço pode ser alternativa ao pioneiro Riocentro, na Barra da Tijuca, e ao Expomag (ex- Centro de Convenções SulAmérica), na Cidade Nova.

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), organizador da feira, cogitou mudar o evento para SP, mas acabou optando por mantê-lo no Porto Maravilha. O IBP gastou cerca de R$ 1 milhão em adaptações para o imóvel receber expositores e palestrantes, já que a expectativa é de que 40 mil pessoas circulem pelos 350 expositores presentes no Porto.

Denise Lima, diretora da Pier Mauá, explicou que ainda será lançado um projeto para o prédio. “Em 2023, vamos lançar um concurso para escolher o melhor projeto para o prédio, e a estimativa é que serão necessários R$ 50 milhões em reformas”.

Advertisement

Porto Maravilha

A diretora-executiva do IBP, Fernanda Delgado, disse, ao Diário do Porto, que a ideia do centro de convenções começou a ser amadurecida com as obras de reurbanização do Porto Maravilha e o surgimento de novas atrações no entorno, como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio, o AquaRio e a roda-gigante Yup Star Rio.

“O Boulevard Olímpico é um local especial, recém-revitalizado. Vamos debater aqui temas importantes para o mercado energético, incluindo a descarbonização da economia (política de redução da emissão de gases do efeito estufa), que não é excludente a essa indústria”, afirmou a executiva do IBP.

Depois da Rio Oil & Gas, há outro evento já agendado para o prédio: a Rio Inovation Week, feira internacional voltada para as áreas de tecnologia e inovação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Porto Maravilha recebe 20ª edição da feira Rio Oil & Gas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui