Portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro estão entre os 10 principais portos públicos em movimentação de cargas

Segundo a Antaq, o Porto do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 27,53% em movimentação de carga, em relação ao ano de 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Porto do Rio / Reprodução

O ano de 2022 começa com uma boa notícia para o setor portuário do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Porto de Itaguaí e o Porto do Rio de Janeiro ficaram na 2ª e 9ª posição, respectivamente, do ranking dos dez maiores portos públicos em movimentação de cargas, no ano de 2021. Com isso, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que também administra os Portos de Niterói e Angra dos Reis, passa a deter o 2º maior complexo portuário público do país em volume movimentado.

Segundo a Antaq, o Porto de Itaguaí, maior porto público em movimentação de minério de ferro, movimentou 51,7 milhões de toneladas, um aumento de 11,9% em comparação com 2020. Ainda segundo o painel estatístico, o Porto do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 27,53%, em relação ao ano de 2020.

Para o diretor-presidente da Docas/Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, os bons desempenhos dos portos de Itaguaí e do Rio resultam de boas parcerias estabelecidas entre Docas e outros players da cadeia logística de comércio exterior, aliado a um bom trabalho. “O resultado positivo é reflexo do trabalho sério desenvolvido pela companhia e pelos parceiros da cadeia logística de comércio exterior, que vêm atuando no objetivo comum de melhorar a infraestrutura portuária e incrementar a movimentação de cargas, e a tendência é de que o ritmo de crescimento se mantenha este ano”, explicou Laranjeira.

Jean Paulo Castro e Silva, diretor de Negócios e Sustentabilidade, destacou ainda que “ser a segunda maior Autoridade Portuária do país em termos de volume movimentado mostra a relevância da empresa para o setor portuário nacional e para o comércio exterior brasileiro”.

Advertisement

Cargas

Do volume de 51,7 milhões de toneladas movimentadas no Porto de Itaguaí, 44,8 milhões foram de minério de ferro, o que corresponde a 87% do total e a um aumento de 11,7% em relação ao total de minério movimentado em 2020. Também houve um aumento de 44% na movimentação de carga conteinerizada, no Porto do Rio de Janeiro. A importação de trigo registrou também um incremento de 38%.

O Estatístico Aquaviário da Antaq é uma ferramenta online de utilidade pública, através da qual são disponibilizados dados atualizados do setor aquaviário. Na plataforma é possível saber sobre movimentação portuária, navegações de longo curso e cabotagem, atracações de navios, tarifas, indicadores e tempos operacionais de navios. O painel pode ser acessado pelo link: http://anuario.antaq.gov.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro estão entre os 10 principais portos públicos em movimentação de cargas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui