Posso ou não beber a água da CEDAE

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Vanor Correal

Para facilitar a vida do morador da cidade do Rio de Janeiro, o presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região, Rafael Almada, fez uma lista com dicas, mitos e verdades sobre o atual problema com a água fornecida pela Cedae. 

O que é geosmina? Ela é tóxica?
A geosmina é um composto orgânico, formado por carbono, hidrogênio e oxigênio, e é um subproduto do metabolismo de cianobactérias em água. As cianobactérias se alimentam de matéria orgânica, e esse metabolismo gera a geosmina. Alguns estudos dizem que a geosmina não tem impacto na saúde de quem a consome, mas esses estudos ainda precisam ser ampliados para dar segurança sobre essa toxicidade.

O que realmente causou a turbidez e o cheiro da água distribuída pela Cedae?
Ainda não dá para afirmar com certeza, pois o caso está sob investigação, inclusive pela Polícia Civil.

Água turva pode ser potável? E se tiver cheiro?
Há critérios para o uso da água potável, e o melhor é tomar alguns cuidados:
a) Se estiver transparente e com leve cheiro de terra, pode ser utilizada.
b) Se estiver transparente e com forte odor de terra, o melhor é não utilizar. 
c) Se apresentar qualquer turbidez, o melhor é não utilizar.
d) Se apresentar coloração alterada, deve-se limpar o reservatório e observar antes de utilizar.
e) Se apresentar cheiro atípico, como de enxofre, produtos químicos etc., deve-se limpar o reservatório e observar antes de utilizar.
f) Se apresentar cheiro de cloro, pode ser utilizada. Mas se o cheio estiver muito forte, deve-se deixar em repouso, pois o cheiro deve diminuir.

Advertisement

O que é carvão ativado?
O carvão ativado é uma substância porosa resultante da exposição industrial da madeira à temperatura e à pressão muito elevadas. Desta forma, ela libera grupamentos químicos formados por elementos como carbono, hidrogênio e oxigênio, que interagem com as moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio que compõem a geosmina e, assim, a retêm.

Existe algum meio caseiro para tornar a água própria para consumo?
A grande quantidade de matéria orgânica pode comprometer a cloração da água. Não adianta tomar estas atitudes durante o evento. Assim que a água voltar a apresentar as características normais, o recomendável é substituir os elementos filtrantes de filtros e  fazer a limpeza dos reservatórios.

Tomar banho com esta água faz mal?
Depende de quão suja está a água, mas não é recomendável.

Cozinhar com esta água é perigoso?
Não é recomendável, pois se houver muitos compostos orgânicos na água, eles vão continuar ali.

Posso deixar fruta de molho nesta água?
Não é recomendável.

Criança pode tomar banho de banheira com esta água?
Não.

Animais podem consumir esta água?
Não é recomendável.

Cloro ou água sanitária podem ser colocados na caixa d’água?
Sim. Porém deve ser feito por profissional, uma vez que excesso pode provocar outros problemas.

Areia pode ser colocada na caixa d’água?
A areia pode ser um elemento de filtros, mas solta na água não tem qualquer efeito prático.

Se colocar cloro e carvão ativado na caixa d’água posso consumir normalmente?
Carvão ativado não deve ser usado desta maneira e cloro ou qualquer produto químico deve set utilizado por profissionais. O carvão ativado deixará a água preta e ela só voltará ao normal com a filtragem.

Algum produto químico pode ser usado para purificar a água?
O uso de produtos químicos deve ser sempre com auxílio de um profissional, porque dosagens erradas podem trazer outros problemas, como alergias, intoxicações etc.

Ferver a água elimina qualquer impureza?
A fervura elimina apenas organismos que não suportem a temperatura de fervura da água, que é de 100º C.

Filtros de barro são boa opção para água turva e com cheiro?
São uma boa opção para filtragem, mas ele não eliminará matéria orgânica, por exemplo.

Carvão de churrasco pode ser usado para purificar a água?
Definitivamente não. O carvão de churrasco é um carvão contaminado e não tem as propriedades do carvão ativado.

Se a água a já está transparente e sem cheiro significa que não tem problemas e posso usar normalmente?
Sim. Água potável deve ser assim: sem cheiro, sem gosto e transparente. Mas o ideal é saber se a água consumida teve sua potabilidade analisada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Posso ou não beber a água da CEDAE
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. Artigo sensacionalista que ajuda os interessados em privatizar a CEDAE pode. Artigo esclarecedor que demonstra a inércia, a omissão e a sanha de governantes politicamente desonestos? Isso e inaceitável . . . não pode . . . é uma irresponsabilidade (sic). Que perigo! Vai que o povo desconfia que todo este cenário é pano de fundo para privatizar uma empresa que consegue (como?) tornar potável a água do Paraíba do Sul. Toda está onda tem por objetivo retalhar as áreas rentáveis da distribuição de água e entregar estes lotes de ouro aos amiguinhos donos do capital (haverá um agradecimento, é claro).
    Agora, dizer que no modelo de privatização em estudo a CEDAE continuará tratando a água podre do Paraíba do Sul enquanti os amiguinhos lucram com a distribuição . . . haaaa, isto não pode . . . é irresponsável!
    E mais, vai ver o aumento da tarifa que o povo terá que engolir. Shiiiiiii . . . fala isso não que o povão acorda, pô. Deixa eu ter meus minutinhos de fama . . .

  2. ESTAMOS BEBENDO ÁGUA CONTAMINADA DA BARRAGEM DE BRUMADINHO…
    O rio Paraíba do Sul é um curso de água que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. … Os principais afluentes do rio Paraíba do Sul são o Jaguari, o Buquira, o Paraibuna, o Piabanha, o Pomba e o Muriaé. Esses dois últimos são os maiores e desaguam, respectivamente, a 140 e a 50 quilômetros da foz.
    O rio Paraibuna nasce no município de Antônio Carlos, Minas Gerais, e recebe como principais afluentes o rio do Peixe, o rio Cágado e o rio Preto antes de desaguar no rio Paraíba do Sul no município de Três Rios, no Rio de Janeiro.
    O rio Manso é um curso de água localizado no estado de Minas Gerais, Brasil, afluente da margem esquerda do rio Paraopeba. Nasce no município de Crucilândia, atravessa a cidade homônima e percorre parte do município de Brumadinho até a sua foz.
    O rio Pomba é um curso de água, que banha os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. … Nasce no município de Barbacena, Minas Gerais, atravessa a Zona da Mata Mineira e desagua no rio Paraíba do Sul entre os municípios de Cambuci e Itaocara, Rio de Janeiro. Seus principais afluentes são os rios Novo ou …
    Nenhuma descrição de foto disponível.
    Essa é a longa rota percorrida do acidente da Vale do Rio Doce em Brumadinho que chega agora as nossas torneiras via mananciais na longa e demorada rota do rio Paraibuna, via Juiz de Fora, Três Rios, Teresópolis. Como pode ter se infiltrado via Volta Redonda, Nova Iguaçu, ou por outra rota alternativa como Alem Paraíba. É preciso seguir odor das águas e rastrear o curso. Com as ultimas chuvas de verão a conta do descaso chegou na cidade Maravilhosa. E tempo não faltou, pois eles já sabiam que nossas águas seriam contaminadas, como tantas outras no percurso, mais cedo ou mais tarde o acidente da CVRD iria repercutir de Brumadinho aqui no Rio de Janeiro…

    • Moro na Zona Oeste de Campo Grande rj, um subbairro Vila Nova. A ÁGUA está vindo LÍMPIDA, sem cheiro e nenhum resíduo. Pena que não tem como postar foto aqui para mostrar.

    • Acho que erraram nas perguntas em que se diz “esta água”.
      Acho que é sobre a água estranha, com forte cheiro e cor. Mas claramente vão interpretar como “a água da CEDAE”…

  3. Não pode nada com a agua…É bebe, cozinha e toma banho com o que? Com mijo??? Bom, nem com isso, pq se não beber água não teremos. Gostaria de saber do nosso governador Witzel qual a solução???? Obrigar a CEDAE a distribuir água potável de outra fonte? Pq temos crianças. E para aproveitar os comerciantes estão vendendo ouro engarrafado em forma de água potável. 5 reais uma garrafa de 1,5litros. Vergonha, descaso. Tem crianças neste momento bebendo da água nitidamente contaminada porque os pais não tem condiçoes de comprar. Politicagem encobrindo, se desviando de interferir. Rasgue nossa constituição Federal, ela foi apenas um diário de romance escrito pelos nossos legisladores em um dia apaixonado e que os atuais filósofos e alienados apenas emendam. Brasil vergonhoso, RJ sem vergonha.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui