Posto desativado da Polícia Militar se transforma em biblioteca comunitária em favela do Rio

O objetivo é a formação de leitores, escritores, músicos e cineastas periféricos, para que a periferia possa narrar sua própria história

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Um posto desativado da Polícia Militar se transformou em biblioteca comunitária com mais de 10 mil livros de diferentes gêneros literários. A Biblioteca Marginow foi inaugurada durante a pandemia da Covid-19 pelo escritor Jessé Andarilho, cria da comunidade de Antares, zona Oeste do Rio, que quis mostrar aos vizinhos que os livros podem transformar vidas.

O local, até então marcado por intensos tiroteios, passou a ser área de lazer e incentivo à música, dança e ao esporte. O projeto também abriga o Polo Cinematográfico de Antares, o POCA e vai passar a contar também com o Estúdio Marginow para levar música à poesia, dar oportunidade aos talentos locais e profissionalizar os trabalhos. No canal do YouTube da Marginow Oficial é possível conferir alguns vídeos culturais como clipes, poesias, filmes, rap, funk e muito mais.

O objetivo dessa iniciativa é a formação de leitores, escritores, músicos e cineastas periféricos, para que a periferia possa narrar sua própria história, através das telas, dos livros, fazendo com que os moradores se identifiquem e tenham o sentimento de pertencimento. A ideia é despertar vocações, habilidades e oferecer ferramentas que permitam florescer novos talentos.

“A ideia surgiu porque durante a pandemia as pessoas diziam ‘fique em casa’ e ‘trabalhe em home office’, mas eu sabia que as pessoas aqui da favela onde eu morava nem televisão tinham. Ficar em casa fazendo o que? Então, a gente teve uma ideia de fazer uma biblioteca, usando a parte de fora que é bem arejada, de um posto policial desativado há algum tempo”, conta Jesse.

Advertisement

A pandemia acabou sendo o start desse projeto, mas a ideia é continuar levando cultura e atividades que possam entreter as pessoas, não só nesse momento, mas perpetuar essa área de lazer na favela de Antares.

“Nosso maior público hoje são as crianças e são elas o futuro do nosso país. Muitas pegam os livros para lerem em casa e é gratificante saber que a semente está sendo plantada”, comenta a voluntária Mila Pedrazza.

A secretaria de estado da Polícia Militar informou que a antiga base do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Antares está em processo de desmobilização e que o comando do 27º BPM de Santa Cruz autorizou que o espaço fosse utilizado para o funcionamento temporário de um centro cultural comunitário. O policiamento ostensivo na região, segundo a PM, continua sendo feito regularmente.

Por fim, a maior dificuldade hoje é obter recursos financeiros para manutenção das ações e também para que seja possível remunerar aqueles que trabalham, diariamente, para levar cultura, entretenimento e oportunidades a tanta gente. Quem puder ajudar com doações de livros ou qualquer outra ajuda é só entrar em contato através do instagram @bibliotecamarginow ou @marginowoficial.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Posto desativado da Polícia Militar se transforma em biblioteca comunitária em favela do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Posto desativado da Polícia Militar se transforma em biblioteca comunitária em favela do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui