Postos da secretaria de Saúde atendem mais de 2 mil pessoas nas cinco noites de desfiles na Sapucaí

Maior parte dos pacientes apresentava traumas por quedas, contusões, mal-estar e pico de pressão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea do Sambódromo da Marquês de Sapucaí - Foto: Reprodução

Na terceira e última noite de desfiles do Grupo Especial, das 19h do dia 4 até as 6h do dia 5 de março, os seis postos médicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no sambódromo atenderam 545 pessoas. Trinta e quatro pacientes precisaram de cuidados mais complexos e foram transferidos para os hospitais municipais Souza Aguiar e Miguel Couto e para os Centros de Emergência Regional do Centro e do Leblon.

No total das cinco noites de desfiles (incluindo duas da Série Ouro), a SMS registrou 2.135 atendimentos e 145 remoções. A maior parte dos pacientes apresentava traumas por quedas, contusões, cortes, entorses, intoxicação exógena por bebida alcoólica em excesso, mal-estar e pico de pressão devido ao esforço do desfile, descompensação de alguma doença crônica pré-existente.

No sambódromo, a estrutura especial da SMS disponibilizou durante os cindo dias de desfiles 32 leitos, sendo sete de suporte avançado, e 12 poltronas de hidratação, distribuídos entre os seis postos. Foram 200 profissionais e 16 ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel). Os postos voltam a funcionar na próxima sexta-feira, para apresentação das escolas mirins, e no sábado, para o desfile das campeãs.

A SMS tem expertise de mais de três décadas no atendimento a grandes eventos e a ocorrências com múltiplas vítimas. A rede hospitalar é preparada para dar suporte à estrutura montada no sambódromo. As unidades de urgência e emergência recebem reforço nos plantões para receber pacientes dos postos pré-hospitalares quando preciso.

Vigilância em saúde

Com o objetivo de detectar possíveis eventos de relevância para saúde pública, a Superintendência de Vigilância em Saúde segue atuando no sambódromo com uma equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Rio) monitorando os atendimentos nos postos médicos. Nos cinco dias de desfiles, foram identificadas 141 ocorrências de notificação compulsória, porém sem registro de doenças ou agravos de interesse epidemiológico.

Ações da Vigilância Sanitária

As equipes do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) fizeram, na noite de terça-feira, 53 visitas a serviços de alimentação, postos de atendimento médico, ambulâncias, estandes e instalações no Sambódromo. Vinte e uma amostras de alimentos foram coletadas para análise pelo Laboratório Municipal de Saúde Pública (LASP) na terceira noite de desfiles do Grupo Especial.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Postos da secretaria de Saúde atendem mais de 2 mil pessoas nas cinco noites de desfiles na Sapucaí

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui