Postos de combustíveis da cidade são fiscalizados pelo Procon Carioca

Dos 4 postos fiscalizados, o único que apresentou irregularidades foi o posto Auta de Souza, em Cascadura, Zona Norte do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Procon Carioca realiza fiscalizações em posto de combustíveis na cidade do Rio / Divulgação

O Procon Carioca, entidade ligada à Secretaria especial de Cidadania, realizou, nesta quinta-feira (8/07), a operação Petróleo Real, em postos de combustíveis na cidade do Rio de Janeiro. Na operação foram fiscalizados 4 estabelecimentos, sendo que nos postos Shell, no Andaraí; Ipiranga, no Rio Cumprido; e, Nobre, em Vaz Lobo; não foram registradas irregularidades.

O posto Auta de Sousa, em Cascadura, na Zona Norte, apresentou irregularidades, como: a ausências do Código de Defesa do Consumidor e das 3 últimas notas fiscais de compra de combustíveis, além da falta de esclarecimento sobre a formação dos preços dos combustíveis, conforme a determinação do Decreto da Transparência (placa com informação detalhada do preço dos combustíveis).

As ações fiscalizatórias de postos de combustíveis poderão ser feitas de forma recorrente na cidade, segundo o secretário Especial de Cidadania, Renato Moura. Isso porque a secretaria está estruturando um termo de cooperação com a Agência Nacional de Petróleo (ANP). O termo é também uma iniciativa em comemoração aos 10 anos do Procon Carioca.

Documentação e testes

Advertisement

Na operação Petróleo Real, os agentes da fiscalização verificam se o posto possui Licença Municipal de operação, Alvará de funcionamento, Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, as 3 últimas notas fiscais de compra de combustíveis (Resolução ANP n° 9/2007) e se está afixado no estabelecimento o Decreto da Transparência, entre outros itens.

Também são feitas avalições relacionadas à qualidade e vazão de combustível, ou seja, se o volume de combustível apresentado no painel confere com o que saiu. Preço e validade de produtos comercializados, como óleo e lubrificantes também são verificados, assim como  a  identificação visual do fornecedor da bomba, faixas e cartazes promocionais.

A operação Petróleo Real é resultado das ações coordenadas entre o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Secretaria de Operações Integradas (Seopi), juntamente com a ANP, Secretaria de Fazenda e a Polícia Civil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Postos de combustíveis da cidade são fiscalizados pelo Procon Carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui