É inevitável pensar em Paraty, no Rio de Janeiro, e não vir logo em mente a cachaça. Há cinco anos considerada um patrimônio mundial, a cidade é tradicionalmente conhecida pela aguardente de cana-de-açúcar que conquista os corações dos visitantes com sua variação de sabores e sensações. A bebida é usada no preparo de diversos drinks, como o “Jorge Amado”, que não passa despercebida pelos visitantes de Paraty.
Para celebrar o Dia da Cachaça, comemorada no dia 13 de setembro, a Pousada Porto Imperial divulga a receita do famoso drink que prepara para os hóspedes. “O segredo do preparo do “Jorge Amado” está na porção dos ingredientes. Utilizamos 1 limão, ½ maracujá, 1 dose de cachaça Gabriela do alambique Paratiana e açúcar/adoçante a gosto”, revela o gerente da pousada, Adriano Lemos. Exclusiva aos hóspedes, a bebida pode ser apreciada no bar ou na área externa da piscina, cercada por natureza e convidativa a um brinde.
A combinação inusitada de cachaça Gabriela, maracujá e limão surpreende positivamente, agradando os mais diversos paladares, e também pode ser apreciada em outros estabelecimentos de Paraty. “Embora a composição seja sempre a mesma, cada um deixa a sua marca registrada, tornando a experiência única”, conta Adriano Lemos.
Para quem quiser celebrar o Dia da Cachaça visitando os alambiques de Paraty – com degustação dos mais variados sabores de cachaças -, as pousadas da região ajudam no roteiro, que tem ainda toda a riqueza histórica da cidade com atrações imperdíveis, como cachoeiras, passeio de escuna e tour com guia turístico.