Papo de Talarico: O vira-lata guardião

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vira-Lata
Somos todos vira-latas (foto: Alvaro Tallarico)

Complicado. A cada dia uma confusão nova, um roubo novo, outro governador preso, prefeito preocupado somente com a própria imagem. Aí fica difícil ter orgulho de ser brasileiro. Então me vem a mente aquela velha história do nosso complexo de vira-lata.

Nelson Rodrigues, lá atrás, disse que o brasileiro tem complexo de vira-lata. Essa coisa de ficar falando mal do Brasil, de tudo que nos rodeia, em meio a uma busca de identidade. Claro, tem momentos que fica impossível não se decepcionar, como quando vemos pessoas que batem palmas para qualquer tipo de preconceito, tortura ou falcatrua.

Porém, o brasileiro é diferenciado mesmo. Sempre tivemos uma certa fama ao redor do mundo. Baseadas em estereótipos como samba, carnaval, alegria e mulheres bonitas. Não dá para dizer que estão errados. Somos o resultado de uma mescla de culturas que não existe em lugar nenhum.

Volta o cão arrependido com o rabo entre as pernas

O negócio é que eu adoro vira-lata, não troco por nenhum cachorro dito de raça. O vira-lata é um sobrevivente, não fica doente com tanta facilidade e ainda tem chance de viver mais tempo, é uma mistura que proporciona um salto evolutivo. Se você procurar saber o cão de raça costuma ter quase sempre alguns problemas específicos de saúde. Já tive cão, e hoje tenho gatos como minhas companhias, são lindos vira-latas – adotados, claro – carinhosos, fortes e saudáveis.

Advertisement

Assim como eles, sou um vira-lata que já sobreviveu a tantos maldosos e políticos que tentaram arrasar o Rio de Janeiro e o Brasil. E continuarei sendo vira-lata, pois passarei por esses salafrários e continuo acreditando que algum dia, votaremos certo. E teremos representantes preocupados em realmente melhorar o país e não focados na maldita ganância e nos jogos de poder.

Afinal, o vira-lata é um símbolo maravilhoso e é o guardião companheiro que quero ao meu lado na batalha contra os ímpios e, quem sabe, num sonhado dia, caminhando comigo com tranquilidade pelas ruas de uma cidade realmente maravilhosa. Meu sonho é um vira-lata caramelo. Meu sonho é imortal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Papo de Talarico: O vira-lata guardião
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui