PPP da Iluminação Pública é aprovada pelo Tribunal de Contas do Município

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Na última quarta-feira (09/10), a Prefeitura do Rio de Janeiro conseguiu a aprovação do Tribunal de Contas do Município (TCM), para a Parceria Público Privada (PPP) da Iluminação Pública do município.

A PPP inclui serviços de iluminação e conectividade. O objetivo é modernizar, em 24 meses, aproximadamente 450 mil pontos de iluminação com a tecnologia LED. Após este período, serão instalados, em média, 2.560 novos pontos por ano. O investimento será da ordem de R$ 1,4 bilhão em 20 anos. Através da PPP serão disponibilizados, no mínimo, 5 mil pontos de acesso a wi-fi e 10 mil câmeras de reconhecimento facial.

Os bons resultados já serão percebidos nos 3 primeiros meses do contrato, quando serão substituídos os primeiros 10 mil pontos de iluminação. A licitação está marcada para o dia 17/10 (quinta-feira) e, em um período de no máximo 30 dias, a empresa vencedora começará a operação e manutenção do parque de iluminação pública da cidade.

Objetivos principais:

  • Redução de mais R$ 120 milhões por ano (decorrentes na diminuição na conta de consumo de energia) gastos da Prefeitura do Rio com operação e manutenção da rede;
  • Redução de emissão de carbono, contribuindo com a sustentabilidade ambiental- contribuição com a Segurança Pública;
  • Melhoria da qualidade de vida da população- geração de receitas para o Município, estimada em milhões, decorrente da Exploração do Sistema Smart Rio (conectividade);
  • Melhoria da mobilidade urbana, por meio de instalação de sensores semafóricos inteligentes.

A PPP possibilitará que o município se torne integrado, conectado e sustentável, com soluções de cidades inteligentes. Haverá serviços de iluminação especial em 34 km de orlas, 101 parques e praças, 23 edificações e fachadas históricas, 12 espaços culturais e turísticos, esculturas e monumentos.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PPP da Iluminação Pública é aprovada pelo Tribunal de Contas do Município
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui